MERCADO

ChemChina aumenta oferta à Syngenta na maior negociação da China

ChemChina aumenta oferta à Syngenta na maior negociação da China


China National Chemical Corp. elevou sua oferta para o mercado de pesticidas e sementes para a suiça Syngenta AG em um possível acordo que marcaria a maior aquisição até hoje por uma empresa chinesa, disseram fontes com conhecimento do assunto.

ChemChina, como a empresa estatal é conhecido, se ofereceu para comprar 70% da Syngenta agora, com uma opção para adquirir os 30% restantes, disseram na semana passada pessoas com conhecimento do assunto disse na semana passada. Além da aquisição de duas etapas, a empresa chinesa também fez uma proposta alternativa para comprar tudo de Syngenta, uma das pessoas disse.

Syngenta vai realizar uma reunião do conselho ainda esta semana para discutir as propostas. Enquanto as negociações estão avançadas, não se chegou a acordo e não há garantia de uma transação será concluída. A empresa suíça também está esperando para ver se US perscrutar Monsanto Co. vai fazer uma contraproposta.

As especulações crescentes de que a Syngenta vai fazer um acordo na sequência de uma fusão entre Dow Chemical Co. e DuPont Co. para criar uma empresa com um valor de mercado de mais de US $ 100 bilhões e maior empresa de negócios agrícolas do mundo. 

“A pressão está aumentando sobre a gestão, com uma aquisição cada vez mais provável”, disse Christian Faitz, analista da Kepler Cheuvreux.

A proposta em duas fases permitiria a ChemChina trabalhar com a Syngenta para integrar as duas empresas antes de assumir o controle total da empresa suíça. Durante as negociações, ChemChina propôs uma série de ofertas de estrutura semelhante, pelo que seria adquirir Syngenta em duas etapas. A empresa chinesa também discutiu a compra de 100% da empresa suíça, e tem financiamento suficiente disponível.

Oferta Anterior

ChemChina ofereceu cerca de 470 francos suíços por ação em dinheiro para 70% da Syngenta. A esse preço, a empresa teria um valor de cerca de 43,7 bilhões de francos (US $ 44 bilhões). ChemChina reviu sua proposta após a sua oferta, e refez uma oferta de 449 francos por ação o que foi considerado muito baixo.

Syngenta subiu 2,2 por cento para 382.60 francos em 13:05, em Zurique. As ações subiram 20% este ano.

Syngenta também está mantendo negociações informais sobre uma combinação com a Monsanto, quase quatro meses depois de rejeitar da empresa proposta de aquisição de 46.600.000.000 $. Monsanto está discutindo internamente os méritos de uma nova oferta, bem como oportunidades de aquisição de ativos lavoura-químicos de outras empresas, Chief Operating Officer Brett Begemann disse a repórteres no mês passado.

Comprar Syngenta iria transformar ChemChina em um fabricante de sementes geneticamente modificadas, colocando-o em concorrência com a Monsanto. Falta de tecnologia de sementes é uma das principais razões que metade da produção de milho da China é nos EUA, disse Jason Miner, analista da Bloomberg Intelligence.

Presidente da ChemChina , Ren Jianxin reuniu-se com a Syngenta na Europa este mês, para discutir uma proposta.

Os porta-vozes da Syngenta e ChemChina não responderam aos pedidos de comentários sobre a oferta levantada.

Uma combinação de ChemChina e Syngenta significaria menos ativos teriam de ser vendidos para satisfazer reguladores antitruste do que em um negócio de Monsanto-Syngenta, porque a empresa chinesa tem apenas uma quota de mercado de 5%, disse Faitz de Kepler Cheuvreux.

 

BloombergBusiness, 21/12/2015

 

Notícias Relacionadas

Close