USO E APLICAÇÃO

Prevenções contra pragas na cultura de soja estão sendo realizadas

Prevenções contra pragas na cultura de soja estão sendo realizadas


O clima instável está favorecendo o desenvolvimento de doenças e pragas na soja, entretanto na safra de grãos de 2015/2016, o produtores estão alertas a essas possíveis ameaças e estão realizando manejo profilático com defensivos. 

Com cerca de 70% das áreas de soja em estado de produção, agricultores e técnicos estão focados em controlar doenças e fungos na cultura.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Helan Paulo Paganini, da Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, as condições do climáticas estão facilitando o desenvolvimento do fungo nas áreas em reprodução, mas , o produtor tem feito tratamentos preventivos e de acordo com o surgimento de doenças.

Houveram casos registrados de esclorotinia, fungo já bem conhecido, que pode prejudicar  a safra, mas cuidados como boa palhada e uso de defensivos, tem diminuído a recorrência da doença. “Estamos indicando produtos específicos para combater a doença, pois muitas áreas já estão em floração e agora é o momento de reprodução das plantas e nada pode atrapalhar o desenvolvimento da cultura”, comentou.

Percevejos estão sendo encontrados na soja, assim como na cultura do trigo. Essa praga pode causar graves danos, se não controlada. De acordo com Helan Paganini, o percevejo deve ser controlado com o uso de inseticidas, principalmente porque a maioria das áreas de soja são destinadas a produção de sementes

“Nós, na Coocam estamos tendo uma atenção especial à praga, pois os campos de semente também podem ser atacados pelo percevejo e por isso, é preciso realizar manejo preventivo e monitorar as áreas para combater esta praga. Este manejo está sendo realizado com troca de princípios ativos para não criar resistência da praga aos produtos e assim, ter uma boa safra e uma boa qualidade de sementes”, ressaltou.

Sobre a Ferrugem asiática 

A ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo, é uma das doenças de maior risco da cultura da soja, pelo grande potencial de perdas na produtividade. Nesta safra, o sistema nacional de monitoramento “Consórcio Anti-ferrugem” identificou até o dia 12 de janeiro, 241 casos no país 

Expectativa é de manter média de produção

Mesmo com o clima prejudicando o plantio da soja e o controle de pragas, as expectativas de produção da oleaginosa são positivas. De acordo com Helan Paganini, o objetivo neste ano é de manter a produtividade obtida na safra anterior, que teve média, segundo o IBGE, de 65 sacos/hectare.

“A janela de plantio foi curta, com muitos períodos chuvosos e muitos produtores plantaram com muita umidade, o que diminuiu o estande de plantas nas lavouras, porém, as áreas que agora estão em floração e algumas em enchimento de grãos, apresentam um bom desenvolvimento e assim, esperamos obter uma produção média como na safra passada”, finalizou.

 

Equipe Global AgroChemicals – com base em dados do Jornal “O Celeiro”, 14/01/2016

Notícias Relacionadas

Close