MERCADO

Bayer pode fechar acordo com Monsanto nas próximas duas semanas

Bayer pode fechar acordo com Monsanto nas próximas duas semanas


Setor agrícola tem registado várias fusões nos últimos meses, o que pode dificultar a aprovação da fusão Bayer/Monsanto pela concorrência

Está mais perto do que nunca a criação de um gigante na produção mundial de sementes e pesticidas. A Bayer pode fechar um acordo para a compra da Monsanto nas próximas duas semanas, adianta esta terça-feira a Bloomberg, que cita fontes ligadas à operação. O presidente executivo da Bayer, Werner Baumann, e o líder da Monsanto, Hugh Grant, têm mantido várias conversas nas últimas semanas. Será feita uma análise às contas da empresa norte-americana de biotecnologia. No início do mês um acordo de confidencialidade para este processo será assinado.

Só depois disso é que se saberá se a Bayer vai ultrapassar a proposta de 54,7 mil milhões de dólares (49,44 mil milhões de euros) apresentada em meados de julho e que foi recusada pela Monsanto por ser “financeiramente inadequada” e “insuficiente para garantir um acordo seguro”. O negócio da agricultura tem sido alvo de várias fusões nos últimos meses, graças aos processos de compra da Syngenta pela ChemChina e da fusão da Dow Chemical e da DuPont, que deverá depois dividir-se em duas empresas. As três operações – se incluirmos o negócio Bayer-Monsanto – necessitam da aprovação das autoridades da concorrência e, quanto mais fusões, maior o risco de estes processos ficarem a meio. A última proposta da Bayer inclui uma cláusula de 1,5 mil milhões de dólares caso as autoridades da concorrência chumbem esta operação, segundo o comunicado emitido junto do mercado na semana passada. A Monsanto tem tentado comprar a unidade de soluções para a agricultura da química BASF. Operação que ainda não foi oficializada e que ainda está em conversações iniciais.

Dinheiro Vivo, 24/08/2016

 

Notícias Relacionadas

Close