MERCADO
Bayer planeja investir 2,5 bilhões de euros entre 2017 e 2020
Bayer planeja investir 2,5 bilhões de euros entre 2017 e 2020

A Bayer planeja investir 2,5 bilhões de euros de 2017 a 2020 para ampliação de estruturas da área de Crop Science, que é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7/9), pelo presidente da divisão, Liam Condon, em uma conferência para jornalistas de várias partes do mundo, com participação de brasileiros, na sede da companhia, em Leverkusen, Alemanha.
A empresa também pretende manter investimentos de 10% do volume anual de vendas em pesquisa e desenvolvimento. A proporção corresponde a um volume superior a um bilhão de euros anuais em recursos voltados á ampliação de portfólio de produtos e serviços, considerando os níveis atuais de faturamento.
O presidente da Bayer Crop Science reconheceu que o cenário atual apresenta dificuldades. A expectativa para este ano é de que a divisão registre um desempenho ainda superior à média do mercado, mas semelhante ao de 2015, quando as vendas foram de 10,367 bilhões de euros. “Para 2017, a expectativa é de uma recuperação, mas deve ser lenta”, disse ele.
Para Liam Condon, o mercado global tem sido pressionado por um excesso de oferta de commodities agrícolas, que colocam pressão sobre os preços internacionais. Na avaliação dele, no entanto, já se chegou ao “fundo do poço”. O executivo afirmou acreditar em um quadro mais equilibrado de oferta e demanda por produtos agrícolas, o que deve ocorrer apenas em 2018.
Em meio a essa expectativa de melhora a longo prazo, ele reforçou que é importante investir em pesquisa e desenvolvimento mesmo em momentos adversos. “Sempre aumentamos nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento porque acreditamos que é isso que traz crescimento. É o único segmento em que não poupamos despesas”, garantiu Condon.
Entre 2017 e 2020, a Bayer planeja lançar 21 soluções para a agricultura, de acordo com o apresentado pelo presidente da divisão Crop Science. Do total, 11 devem ser novas variedades de sementes e traits. O restante se divide em produtos biológicos e químicos para controle de doenças, pragas e plantas daninhas.
Esses produtos, junto com o que já foi colocado no mercado em 2015 e 2016, têm potencial de agregar 5 bilhões de euros ao volume de vendas da companhia alemã. Para depois de 2020, estão em fase de pesquisa pelo menos outras 26 soluções relacionadas à proteção de cultivos.
A Bayer está iniciando também o lançamento de produtos voltados para o que chama de agricultura digital, baseada no uso de ferramentas de tecnologia da informação, como aplicativos de celulares. As soluções estão sendo avaliadas em pelo menos dez países. A expectativa é de que o chamado “Digital Farming” demanda 200 milhões de euros em investimentos até 2020.
Globo Rural, 06/09/2016