USO E APLICAÇÃO

Manejo de praga diminuiu em 50% o uso de inseticida, diz Emater

Manejo de praga diminuiu em 50% o uso de inseticida, diz Emater


O manejo integrado de pragas da soja, de acordo com o Instituto Emater, diminuiu em 50% o uso de inseticidas nas últimas quatro safras do estado. A sustentabilidade na lavoura será um dos temas que os visitantes do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no oeste do Paraná, vão encontrar na edição deste ano.

O assunto será levado pelo Instituto Emater, por meio da campanha “Plante o seu Futuro” que reúne práticas agrícolas para reduzir a quantidade de inseticidas na lavoura.

A tradicional feira começa na segunda-feira (6), e os organizadores da 29ª edição do Show Rural de Cascavel esperam movimentar R$ 1,5 bilhão, em cinco dias.

Segundo o Emater, o monitoramento das doenças da soja representou redução de 25% na aplicação de fungicidas.

O engenheiro agrônomo Onobio Vicente Werner, técnico do EMATER, afirma que o monitoramento da ferrugem da soja possibilita que se retarde em 15 dias a entrada dos fungicidas nas lavouras. Desta forma, de acordo com o técnico, se elimina, no mínimo, uma aplicação de fungicida.

Werner diz ainda que, se todos os agricultores do estado fizessem o monitoramento da ferrugem da soja, a economia poderia chegar R$ 600 milhões em todo o estado.

Além da questão econômica, vale destacar os benefícios que a redução de fungicidas e inseticidas promove ao meio ambiente e à qualidade do alimento e à saúde do produtor.

G1, 04/02/2017

Notícias Relacionadas

Close