NOVAS TECNOLOGIAS

Bayer e LB-Track firmam parceria na América Latina

Bayer e LB-Track firmam parceria na América Latina


A Bayer e a LB-Track, empresa chilena especialista nas áreas de agricultura de precisão e transferência tecnológica, firmaram uma parceria para desenvolver um método mais rápido para a detecção de plantas daninhas resistentes a herbicidas. Detalhes financeiros sobre o acordo não foram revelados.

As opções atualmente disponíveis para a identificação da resistência requerem um tempo considerável para o diagnóstico: em torno de seis a sete meses, porque é preciso enviar as sementes das plantas daninhas para análise em laboratório, implicando uma espera que frequentemente não atende as necessidades do agricultor.

O diferencial buscado pela Bayer e pela LB-Track é a maior agilidade nesse diagnóstico. O projeto baseia-se em um equipamento que faz fotografias hiperespectrais (ou seja, imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas) para fornecer aos produtores informações sobre a resistência de plantas daninhas aos herbicidas.

“Os resultados iniciais são bastante promissores. Testes em campo, no Chile, demostraram que o método tem sensibilidade adequada para identificar plantas daninhas resistentes”, explica Renato Arantes, responsável pelo Marketing Soja da Bayer para América Latina. A expectativa é que os testes sejam estendidos ao Brasil em breve.

A resistência de plantas daninhas é um tema-chave para a Bayer, porque está diretamente ligada à sustentabilidade da atividade agrícola e pode colocar em risco a produção de uma série de cultivos. Casos de resistência já foram reportados por 69 países, em 92 tipos de culturas, indicam dados coletados até setembro de 2017 pelo International Survey of Herbicide-Resistant Weeds, entidade que acompanha a evolução do problema em todo o mundo.

“Para nós da LB-Track, trabalhar com a Bayer é uma grande oportunidade de desenvolver soluções conjuntas para os agricultores com base em tecnologias que lhes permitam otimizar o uso dos recursos, de modo a promover uma agricultura sustentável tanto sob o ponto de vista econômico como ambiental”, afirma Ronald Leichtle, sócio e administrador da LB-Track.

O acordo tem duração de três anos e está sendo conduzido pela plataforma de inovação do Centro de Expertise em Agricultura Tropical (CEAT) da Bayer, que se localiza em Paulínia (SP), no Brasil, mas trabalha com tecnologias para aplicação em toda a América Latina.

Grupo Cultivar, 19/02/2018

Notícias Relacionadas

Close