ENTREVISTA

Marcos Gaio, Presidente da América Latina da Nufarm, fala sobre planos para 2016 e importância do Brasil para estratégias

Marcos Gaio, Presidente da América Latina da Nufarm, fala sobre planos para 2016 e importância do Brasil para estratégias


O Presidente da América Latina da Nufarm, Marcos Gaio , foi entrevistado pelo GlobalAgrochemicals no mês de junho e falou sobre os planos para 2016 e a importância do Brasil na estratégia da empresa.

Há cerca de um ano no cargo de presidente da Nufarm para a América Latina, o executivo Marcos Gaio exerceu por um período de 25 anos diferentes funções de liderança no setor de proteção de cultivos, como as posições de diretor da área agrícola para as regiões do México, Centro-América e Caribe e diretor de contas estratégicas Brasil. Engenheiro agrônomo por formação, com vários cursos em nível de pós-graduação e MBA, Gaio é agora responsável pela implementação de uma nova estratégia de negócios da Nufarm na América Latina

1.A Nufarm está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil com uma fábrica no Ceará. Como a sinergia em atuar em diversos mercados globais contribui para o atendimento da Nufarm no Brasil? 

Entendemos que nos dias de hoje o principal desafio da Nufarm será atuar de maneira mais focada, dando prioridade a projetos com amplitude global. A Nufarm está direcionando seus principais investimentos a quatro mercados-chave: América Latina (Brasil e Argentina), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa (Alemanha, Polônia e França) e ao bloco Austrália-Nova Zelândia. Nesse cenário, o Brasil, um dos principais mercados em nível mundial para a empresa, irá absorver parte significativa dos recursos previstos. 

  

2.Segundo reportagens sobre a Nufarm, a empresa tem a perspectiva de crescer 5% ao ano em vendas globais até 2018. Qual a estratégia traçada pela Nufarm do Brasil para contribuir com esse objetivo? 

A nova diretriz estratégica da companhia será focada nas culturas de soja, milho, pastagem, cereais, e TNVV, que engloba hortifrútis, café e citros, além de algumas culturas de importância regional. Trata-se de uma estratégia simples, uma mudança sobre como alocamos nossos recursos de maneira mais efetiva. Nossa visão é a de que podemos obter melhores resultados tendo o foco com mais profundidade e menos amplitude. Os países que estão no centro da estratégia alvo do plano terão representantes que nos indicarão em que investir prioritariamente. Do total de 100 milhões de dólares australianos reservados para investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento, uma parte significativa está reservada para a busca de novas soluções tecnológicas. 

  

3.A Nufarm é especializada em produtos pós patente, um mercado com muitos produtos e alta competitividade. Qual a visão da empresa para este mercado no Brasil? A estratégia da empresa é aumentar este portfolio de pós patentes ou investir em produtos exclusivos? 

A Nufarm Brasil é focada no mercado de química pós-patente com valor agregado. Diferentemente da maior parte das empresas de química pós-patente, a Nufarm investe fortemente na área de Pesquisa & Desenvolvimento, com o objetivo de ser líder na “inovação de genéricos” e na diferenciação de produtos e serviços. A inovação pode ser obtida numa mistura exclusiva, numa formulação inovadora ou numa apresentação mais adequada ao produtor rural. Aí está nosso foco em inovação. Também temos um forte viés de parceria com o agricultor e com os nossos canais de distribuição. Queremos ser o fornecedor preferido do mercado e, para isto, temos que investir muito nesta relação com cada componente da cadeia de suprimentos do agronegócio. O modelo de negócio da Nufarm está baseado ainda numa proposta de valor adicional ancorada na segmentação de mercado, no lançamento de novos produtos, na força de marcas e no desenvolvimento de novas formulações e misturas. A Inovação e a diferenciação de produtos, em resumo, é um fator-chave para a Nufarm agregar valor no mercado de genéricos. 

  

4.Segundo estudo da Bain & Company, investimentos na indústria de defensivos poderiam contribuir para reduzir o déficit comercial da Indústria Química no país. No entanto, estes investimentos esbarram na burocracia de registros no Brasil. Em sua opinião, quais os fatores que dificultam o desenvolvimento dessas indústrias no Brasil? 

A Nufarm segue investindo no Brasil. Temos metas de crescimento agressivas e seguimos integralmente toda a legislação brasileira no que concerne a indústria de agroquímicos. Vamos em frente com nossos planos. 

 

5. A Nufarm Global anunciou que o Brasil será um dos principais protagonistas para atingir o objetivo de crescimento traçados para a empresa. Estando a frente dos negócios no país, quais seus planos para cumprir com o esperado? 

A empresa já trabalha numa lista de novos projetos com escopo global. Como o Brasil está situado entre os mercados estratégicos, a tendência é que conquiste ainda mais protagonismo no universo global da Nufarm. O Cerrado é a área mais importante em vendas no Brasil, mas estamos avançando rapidamente no mercado de soja da região sul e também em outras culturas. Em breve a Nufarm deverá lançar no mercado brasileiro o herbicida Zethamaxx®, em fase de registro nos órgãos reguladores, uma solução de ponta para a proteção de lavouras contra plantas daninhas de difícil controle, incluindo ervas resistentes ao glifosato. Trata-se de um produto inovador, desenvolvido para prover praticidade na aplicação e resgatar a tranquilidade do agricultor no manejo de plantas invasoras da soja e do feijão. Haverá lançamentos ainda nas áreas de tratamento de sementes e produtos biológicos, entre outras, como Xentari, inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensise Inside, como primeiro produto à base de Chlotianidina disponível aos distribuidores, cooperativas e agricultores clientes da Nufarm. Além disto, como mencionado anteriormente, temos os nossos clientes como nossa meta principal. Vamos seguir focando no atendimento a todos, provendo produtos de alta qualidade e credibilidade, com claro posicionamento técnico, assistência profissional para ajudá-los a ter o maior sucesso em seus negócios. Em suma, esta é nossa proposta de valor que nos fará ser reconhecidos como o fornecedor preferido de produtos pós-patente. 

 

Sobre a Nufarm

Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.  

www.nufarm.com/BR

 

Equipe Global Agrochemicals, 28/06/2016

 

Notícias Relacionadas

Close