MERCADO

BASF divulga os resultados do terceiro trimestre de 2024


A BASF divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024. Houve crescimento no EBITDA antes de itens especiais, que alcançou 1,6 bilhão de euros, aumento de 5% em comparação ao mesmo período de 2023. As vendas permaneceram estáveis, em 15,7 bilhões de euros e o lucro operacional (EBIT) caiu para 250 milhões de euros, redução de 36,5% em relação ao ano anterior.

A empresa relatou que o aumento no EBITDA antes de itens especiais foi impulsionado por maiores volumes e margens nos negócios principais, como os segmentos de produtos químicos, materiais, soluções industriais e nutrição e cuidados. Entretanto, os negócios autônomos, especialmente em tecnologias de superfície e soluções agrícolas, enfrentaram queda nas margens.

As vendas globais da BASF mantiveram-se estáveis devido ao crescimento dos volumes, especialmente nas soluções agrícolas. No entanto, os efeitos cambiais negativos, principalmente relacionados ao peso argentino e ao real brasileiro, afetaram negativamente o desempenho.

O fluxo de caixa operacional foi de 2,1 bilhão de euros, refletindo aumento nas reduções de contas a pagar e menor liberação de caixa de estoques. O fluxo de caixa livre passou de 1,5 bilhão de euros em 2023 para 569 milhões de euros em 2024.

No segmento de soluções agrícolas, a BASF enfrentou desafios devido ao fechamento das plantas de produção de glufosinato de amônia, o que gerou custos especiais que impactaram negativamente o EBITDA. O segmento registrou queda de 78,4% no EBITDA, em comparação ao ano anterior.

A BASF destacou estar comprometida com programas de redução de custos que visam atingir economias anuais de 2,1 bilhão de euros até o final de 2026. Esses programas, já em andamento, atingiram uma taxa de redução de custos de cerca de 800 milhões de euros até setembro de 2024.

Para o restante de 2024, a BASF manteve suas previsões financeiras inalteradas, com EBITDA antes de itens especiais entre 8 bilhões e 8,6 bilhões de euros e fluxo de caixa livre entre 0,1 bilhão e 0,6 bilhão de euros.

 

Fonte: Revista cultivar, publicado em 30/10/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close