MERCADO
BASF anuncia resultados financeiros do segundo trimestre de 2024
A BASF, uma das maiores empresas químicas do mundo, divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2024, mostrando um desempenho alinhado com as expectativas dos analistas. A empresa registrou vendas de 16,1 bilhões de euros.
Markus Kamieth, presidente do conselho de administração, ao lado do diretor financeiro Dirk Elvermann, apresentou os números e destacou que o EBITDA antes de itens especiais se manteve estável em 2 bilhões de euros, o mesmo valor do segundo trimestre de 2023.
“Observamos uma continuidade na dinâmica do primeiro trimestre, marcada por um impulso positivo de volume na maioria dos nossos negócios, embora ainda haja pressão sobre os preços”, afirmou Kamieth.
O relatório apontou queda nas vendas influenciada por efeitos negativos de câmbio e menores preços, apesar do aumento nos volumes. Os segmentos de Soluções Industriais, Químicos, Nutrição & Cuidados e Materiais compensaram os volumes mais baixos nos segmentos de Tecnologias de Superfície e Soluções Agrícolas.
O EBITDA antes de itens especiais refletiu um aumento considerável nos segmentos de Soluções Industriais, Químicos e Nutrição & Cuidados, devido a uma maior margem de contribuição. Em contrapartida, o segmento de Soluções Agrícolas enfrentou uma queda significativa nos lucros, causada por menores volumes e preços mais baixos do herbicida glufosinato-amônio. Nos segmentos de Materiais e Tecnologias de Superfície, o EBITDA antes de itens especiais apresentou uma ligeira queda.
O EBITDA totalizou 1,6 bilhões de euros, comparado a 1,9 bilhões de euros no ano anterior, incluindo itens especiais de menos de 394 milhões de euros, principalmente devido a despesas relacionadas a um acordo judicial nos EUA e medidas de reestruturação. O EBIT foi de 516 milhões de euros, com uma diminuição de 47% em relação ao segundo trimestre de 2023.
Fonte: Revista Cultivar, publicado em 26/07/2024
Fonte da imagem: Freepik