MERCADO
Bayer CropScience mira ervas daninhas em acordo com australiana
Bayer CropScience mira ervas daninhas em acordo com australiana
A Bayer CropScience, braço agrícola da gigante alemã Bayer, firmou um acordo de cinco anos com a empresa australiana Grains Research & Development Corporation (GRDC) para a descoberta e o desenvolvimento de novas soluções para o manejo de plantas daninhas.
“O principal objetivo é proporcionar aos produtores novas tecnologias para manejar ervas daninhas resistentes e auxiliar a sustentabilidade de sistemas de produção modernos”, disse a Bayer, em comunicado.
De acordo com a múlti, uma substancial redução do investimento das empresas nas pesquisas para o controle de ervas daninhas nas últimas duas décadas resultou em uma “lacuna” no desenvolvimento de tecnologias para herbicidas, desafiando a rentabilidade e a sustentabilidade dos agricultores.
A GRDC apoiará os trabalhos já desenvolvidos pela Bayer CropScience em seu centro de excelência global, inaugurado em novembro de 2014 em Frankfurt, na Alemanha.
A recente aceleração do avanço de ervas resistentes está também estreitamente relacionada ao uso massivo do glifosato, que disparou a partir dos anos 1990 nos EUA e na década seguinte no Brasil, com o avanço de cultivos que carregam o gene Roundup Ready (RR), da americana Monsanto. O glifosato é um herbicida não-seletivo que deixa intactas as lavouras RR (geneticamente modificadas para resistir a ele) e mata as demais plantas. Mas o surgimento de ervas daninhas resistentes ao produto tem aumentado as preocupações — e os gastos — dos agricultores ao redor do mundo.
Valor, 02/06/2015