MERCADO
Indea propõe taxar entrada de defensivos no estado do Mato Grosso
Indea propõe taxar entrada de defensivos no estado do Mato Grosso
Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) analisa a proposta de taxar a entrada de defensivos em Mato Grosso. O órgão recebeu um estudo sobre a possibilidade de criação da taxa de fiscalização do uso de agroquímicos, resíduos, componentes e afins, elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap).
O documento foi entregue pelo presidente do Sintap, Francisco Pereira Borges, ao presidente do Indea, Guilherme Nolasco. A direção do Sintap explica que a cobrança da taxa será feita na fonte, sobre a entrada de defensivos em Mato Grosso, nos moldes do sistema adotado para o segmento de sementes. Com a cobrança, aumentará o controle do uso de agroquímicos no Estado, justifica o Sintap.
A medida traz vantagens para produtores, servidores, sociedade, governo e meio ambiente, sustenta a entidade. A proposta foi submetida à avaliação do Indea e encaminhada para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A expectativa dos proponentes é que seja realizada uma audiência pública sobre o tema. Uma equipe técnica foi designada para avaliar o documento, informa o presidente do Indea, Guilherme Nolasco. “A Coordenadoria de Defesa Sanitária e Vegetal está à disposição para aprofundar a análise sobre o tema, porque a princípio não acho subsídio para viabilizar a proposta”.
Segundo ele, no setor de defensivos os preços variam muito e por isso estabelecer uma taxação única não é adequado. “Depois desse estudo aprofundado, reavaliaremos a proposta e decidiremos pelo encaminhamento à Sedec e Sefaz.
A Tribuna MT, 19/11/2016