MERCADO

Maioria das entradas são distribuídas por cooperativas no Brasil

Maioria das entradas são distribuídas por cooperativas no Brasil


A união de cooperativas representam hoje o principal canal de distribuição de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes para os agricultores brasileiros. Esta informação é destaque na Segunda Pesquisa de Mercado da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e da Organização das Cooperativas Brasileiras, lançada recentemente.

Considerando-se as entradas por categoria, 47% dos produtos de proteção das culturas são adquiridos de cooperativas, 45% de concessionárias, 22% das indústrias e 3% de empresas comerciais. Para fertilizantes, 48% vêm de cooperativas, 35% de concessionárias, 30% das indústrias e 5% de empresas comerciais. Em sementes, 41% são fornecidos por cooperativas, 39% pelas concessionárias, 26% pelas indústrias e 7% por empresas comerciais.

Segundo a pesquisa, a maioria das compras são feitas por agricultores com pagamento em dinheiro a pedido ou no prazo de 180 dias. A exceção é para a aquisição de agroquímicos com empresas comerciais, em que o pagamento é geralmente feito “até o fim da safra (ou mais de 180 dias) e operações de permuta (troca de insumos por produto agrícola)”, diz Fiesp.

 

Agropages, 01/04/2016

 

Notícias Relacionadas

Close