MERCADO
Monsanto planeja “introdução limitada” de novo algodão nos EUA
Monsanto planeja "introdução limitada" de novo algodão nos EUA

A Monsanto, gigante americana que atua nos mercados de sementes e agroquímicos, prevê uma “introdução limitada” de seu algodão transgênico Bollgard II XtendFlex na safra que será plantada este ano nos EUA. A expectativa da companhia é que variedades com essa nova tecnologia cubram em torno de 500 mil acres (202,34 mil hectares), o equivalente a 4,5% do total semeado pelos americanos no atual ciclo 2014/15, conforme dados do Departamento de Agricultura do país (USDA).
A tecnologia Bollgard II XtendFlex foi aprovada pelas autoridades americanas na semana passada, e confere ao algodão tolerância a três tipos de herbicidas (glifosato, dicamba e glufosinato). O produto é uma resposta da Monsanto à multiplicação dos casos de ervas daninhas resistentes ao glifosato ao redor do mundo, que fez o herbicida vir perdendo eficácia nos últimos anos.
Ainda de acordo com a múlti americana, o novo algodão transgênico já recebeu o sinal verde para a importação de Austrália, México e Canadá. Entretanto, ainda está pendente a liberação da China, maior importador mundial da commodity.
Valor Econômico, 21/01/2015