MERCADO
Preços de fungicidas para o controle da soja permanecem estáveis
A ferrugem-da-soja é uma das principais pragas que atacam as lavouras de soja no Brasil, que dependendo da sua severidade podem reduzir a produtividade em até 90%. O custo para o controle deste fungo é em torno de US$ 2 bilhões/ano, que inclui aplicações sequencias de fungicidas.
Dentre os fungicidas para o controle da ferrugem, destacam-se a trifloxistrobina e o protioconazol, ambos registrados pela e Bayer.
Ao contrário do que está acontecendo com a flutuação de preços de produtos provenientes da China, onde em alguns casos, a variação chega a 100% de aumento no mesmo período, os preços de importação destes fungicidas permanecem estáveis, e com suprimento praticamente garantido. Importante salientar que este levantamento refere-se aos preços das importações, e não aos preços praticados no campo.
Nos últimos 12 meses as importações de produtos à base de trifloxistrobina e protioconazol chegaram a quase US$ 600 milhões, o que os coloca entre os principais produtos importados por valor.
Para conhecer as práticas de campo e o manejo de pragas e doenças, a AllierBrasil está organizando o AgriTour Brasil, com a vinda de representantes de fabricantes de defensivos agrícolas da China, que também inclui visitas a revendas de produtos, a partir da segunda semana de dezembro.
AllierBrasil -Flavio Hirata, 07/12/2018
Fonte Imagem: Reprodução