Desde ontem (4) qualquer usuário pode consultar quais são as unidades fabris produtoras de açúcar e etanol , assim como as empresas comercializadoras de etanol. Essa consulta está disponível no SapCana, Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira, que é responsável pelo cadastramento de unidades e pelo registro, via on-line, de seus informes sobre moagem de cana-de-açúcar, industrialização e comercialização dos produtos.
O SapCana está disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 2009, mas até então era restrito apenas para uso interno. O sistema é utilizado por empresas do agronegócio, por pesquisadores de universidades, sindicatos do setor e outros órgãos do governo. Atualmente são 390 unidades cadastradas no sistema.
Segundo o coordenador no Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia (DCAA) da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE) do Mapa, Moacyr Júnior, com a nova função, além das consulta pública o usuário e também poderá emitir o comprovante de cadastro da instituição. “O sistema está em constante atualização. Estamos agora estudando uma forma de disponibilizar mais documentos e relatórios para pesquisa”, explicou.
Os usuários do Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) agora podem contar com uma nova ferramenta de pesquisa em consulta aberta. A função permite a busca de rótulos, bulas, atos e certificados dos agrotóxicos, tanto do Mapa quanto do Ministério da Saúde (Anvisa) e do Ministério do Meio Ambiente (IBAMA). De acordo com o fiscal federal agropecuário do Mapa, Álvaro Inácio, chefe da Divisão de Fiscalização de Agrotóxicos, essa disponibilização do material para consulta é um reflexo do trabalho do Ministério para ser transparente com a sociedade. “Essa nova funcionalidade é importante na implantação da Lei de Acesso à informação, para divulgar informações que até então estavam restritas”, afirmou.
Atualmente o Agrofit tem 1.683 produtos cadastrados e é o principal sistema que estudantes, professores, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, instituições de pesquisa e pesquisadores em geral usam para obter informações sobre agrotóxicos.
MAPA, 07/09/2014