MERCADO
Tribunal dos EUA ordena que EPA decida sobre o uso de clorpirifós
O Tribunal de Apelações do 9º Circuito deu à Agência de Proteção Ambiental dos EUA 90 dias para decidir se permitiria o uso de clorpirifós.
O tribunal de apelações emitiu uma ordem de três parágrafos, dando à agência até meados de julho para responder às objeções dos grupos de trabalhadores rurais e ambientalistas à decisão da EPA de 2017, permitindo o uso continuado do inseticida.
“Nós elogiamos o tribunal por essa decisão, uma vez que força a EPA a parar de estagnar”, disse Patti Goldman, advogada da Earthjustice, em um comunicado à imprensa. “Enquanto estamos avançando, esperamos que a EPA decida finalmente proibir a utilização do clorpirifós nos Estados Unidos”.
O presidente e CEO da CropLife America, Chris Novak, disse em comunicado que seu grupo “está satisfeito que o tribunal tenha devolvido a decisão à EPA. Continuaremos a trabalhar com a agência para incentivar decisões baseadas na ciência. O clorpirifós foi cuidadosamente avaliado e aprovado reguladores em 79 países e é uma das muitas ferramentas críticas usadas pelos agricultores para combater infestações de pragas.”
Agropages, 23/04/2019
Fonte Imagem: Reprodução