MERCADO

Vendas de agroquímicos sobem 10% na Argentina em 2016

Vendas de agroquímicos sobem 10% na Argentina em 2016


As vendas de agroquímicos totalizaram US$ 2,7 bilhões no ano que passou, o que representa uma alta de 10% sobre os US$ 2,457 bilhões registrados em 2015. A estimativa, divulgada pela Cedasac (Câmara Empresarial de Distribuidores de Agroquímicos, Sementes e Afins de Córdoba), foi feita com base em dados do mercado.

O presidente da entidade, Pablo Bertone, explica que a baixa nos preços internacionais foi compensada pelo aumento da área plantada de trigo e milho. “O faturamento do setor está ligado aos preços internacionais. A decisão do governo de deixar de intervir no mercado de trigo e milho, bem como a eliminação das ‘retenciones’ (imposto sobre exportações) nos beneficiou porque a área plantada cresceu 20% e o volume compensou os preços [mais baixos]”, disse ele ao jornal La Nación.

Outro fator importante para a expansão registrada em 2016 foi a liberação da importação de agroquímicos, especialmente os genéricos. De acordo com Bertone, esse fator determinou uma baixa de preços em função do aumento da oferta, com alguns produtos reduzindo seus valores entre 15% e até 20%: “As margens do setor são pequenas, e por isso qualquer variação impacta bastante”. 

Agrolink, 04/01/2017

Notícias Relacionadas

Close