NOVAS TECNOLOGIAS

Aplicativos para celular e softwares informatizam e modernizam fazendas

Aplicativos para celular e softwares informatizam e modernizam fazendas


A informatização da produção agrícola é um caminho sem volta. Há grandes empresas de tecnologia da informação que fornecem soluções para o mercado agropecuário, como a multinacional alemã SAP e as brasileiras TOTVS e Senior, e muitas startups inovadoras que miram o campo. Por isso, cada vez mais surgem novos softwares e aplicativos para celulares e tablets que prometem modernizar a gestão das fazendas. Esse movimento de informatização ganha força com empreendedores como Raphael Ivan dos Santos, analista de sistemas e produtor de café, que junto com o sócio Marcos dos Reis Silva, produtor de café e agrônomo, desenvolveu o software de gestão E-agro para computadores e smartphones.

O sistema é focado na gestão de fazendas produtoras de grãos, com ferramentas para análise do custo de produção e do desenvolvimento da atividade. Além disso, há uma ferramenta de comparação de desempenho da fazenda com a produção em outras propriedades rurais que é capaz de apontar deficiências e soluções para melhorar o negócio. “O objetivo de qualquer tecnologia é facilitar o dia a dia de quem a usa e no mercado agro não é diferente”, diz Santos. “Vivemos em tempos que os recursos, sejam financeiros ou humanos, estão cada vez mais escassos. A tecnologia deve nos permitir analisar e nos indicar em quais pontos nós podemos melhorar.”

O software chegou ao mercado em 2014 e está em cerca de 180 propriedades de vários estados brasileiros, cobrindo mais de 90 mil hectares de culturas como café e soja. A meta é chegar a mais de 300 propriedades até o fim do ano e expandir as culturas atendidas. Segundo Santos, o sistema pode ser adaptado para qualquer cultura e o valor da assinatura do software varia de acordo com a cultura e os hectares, com o preço mínimo de R$ 90 por mês. Até novembro o empresário pretende lançar uma nova plataforma com foco na gestão da pecuária.

Sistema para pequenos produtores de milho, soja e cana

A TOTVS, empresa desenvolvedora de softwares, lançou neste ano o “Oferta P para Agro”, um pacote de soluções para os pequenos produtores. A ideia da ferramenta é garantir eficiência e controle às operações básicas da produção de milho, soja e cana de açúcar. O pacote oferece recursos para a gestão de atividades, com módulos de controle do plantio e da colheita, além de processo técnico agronômico para o levantamento de pragas e doenças em campo.

O sistema também possui funcionalidades para apontamentos climatológicos, de manutenção da frota e de custos agrícolas. O “Oferta P para Agro” pode ser adquirido a partir de licença de uso ou contratação por assinatura mensal, sem investimentos em infraestrutura.

Gestão da produção de cana-de-açúcar

O TOTVS Agro Mobile Indicadores foi desenvolvido para o setor sucroenergético com o objetivo de melhorar a gestão. Disponível para Android e iOS, o aplicativo facilita o acesso às informações gerenciais via smartphone. Segundo a TOTVS, responsável pela tecnologia, o aplicativo possui indicadores dinâmicos e totalmente customizáveis de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, como o total de toneladas de cana por unidade, os locais em que houve corte de mudas, a periodicidade da aplicação de herbicidas, o volume de matéria-prima entregue, entre outros. As informações ficam acessíveis em qualquer hora e lugar, sem depender de comunicação direta com a fazenda ou com a equipe logística da usina. A ferramenta também já tem integração nativa ao software de gestão da TOTVS direcionado ao segmento da agroindústria.

SF Agro, 18/07/2016

Notícias Relacionadas

Close