NOVAS TECNOLOGIAS

Drones guiados por IA podem começar a superar tratores agrícolas


Alguns agricultores nos EUA, principalmente produtores de culturas mais sensíveis, estão trocando tratores por drones para realizar pulverizações, enquanto se adaptam aos crescentes custos de produção e lidam com altas temperaturas, chuvas fortes, ervas daninhas pesadas e pragas prolíficas.

Drones já são utilizados há cerca de 20 anos, principalmente para escanear campos com câmeras para identificar onde o cultivo está prosperando ou não. Agora, os drones são um gerenciamento prático de culturas: para pulverização precisa de herbicidas, inseticidas e fertilizantes, além de semear durante a época de plantio.

Segundo um fabricante de drones nos EUA, a utilização deste permite cortar custos com combustíveis e economizar defensivos, pela pulverização otimizada e possibilidade de analisar melhor os pontos que necessitam uma aplicação maior ou menor de defensivos ou fertilizantes. Outo ponto é que os drones são mais baratos que os equipamentos terrestres e não danificam desnecessariamente o solo, algo crucial em culturas mais sensíveis. Além disso, em caso de fortes chuvas, quando o solo costuma ficar muito úmido para equipamentos pesados, a aplicação de defensivos não fica prejudicada pela impossibilidade de utilizar o maquinário terrestre.

Quanto à tecnologia, dependendo do software a ser utilizado pelo drone, este permite que o drone use computadores para descobrir exatamente onde e quanto pulverizar de defensivo, diferenciando as plantas, em vez de cobrir toda a área com um único tratamento.

No entanto, os drones não substituirão completamente os tratores tão cedo. A carga útil costuma ser limitada a cerca de 75 litros, o que pode não ser suficiente dependendo da plantação. Mas, conforme o caso, podem ser capazes de substituir a dispendiosa pulverização de herbicidas e fungicidas transportados por aviões e helicópteros.

Considerando a diferença entre outras formas de aplicação, enquanto a pulverização das plantações espalha produtos químicos que podem escorrer pelas bordas dos campos, os drones pulverizam uma névoa mais fina diretamente na plantação, sem derramar demais. Além disso, por serem ágeis, podem manobrar em torno de obstáculos como linhas de energia e árvores, aumentando consideravelmente a eficiência das aplicações químicas.

 

Fonte: Bharat Times, 1º de Maio de 2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close