NOVAS TECNOLOGIAS
Empresa investe US$ 6 milhões em novos biofungicidas e bioinseticidas
A BioPrime, pioneira no setor de biológicos, anunciou que levantou uma rodada de investimento Série A no valor de 6 milhões de dólares, liderada pela Edaphon, com a participação igual de investidores existentes, Omnivore e Inflexor.
Esse investimento marca a primeira atuação da Edaphon, com sede na Bélgica, na Europa. Os recursos irão impulsionar a pesquisa da BioPrime no segmento de proteção de culturas, com foco no co-desenvolvimento de novos biofungicidas e bioinseticidas.
A empresa planeja lançar sua linha existente de bioestimulantes inovadores na América do Norte, Brasil e Sudeste Asiático, com testes atualmente em andamento nos EUA. Além disso, a BioPrime pretende avançar no desenvolvimento de produtos com base na BioNexus, uma plataforma de tecnologia patenteada que identificou mais de 170 novas cepas microbianas de sua biblioteca de quase 18.000 cepas. A BioPrime continuará a se afastar do modelo “um produto para todos” e a aprimorar a experiência dos clientes B2B, oferecendo produtos personalizados conforme as necessidades específicas de cada cliente. O objetivo da startup permanece – Da Natureza, Para a Natureza.
A Dra. Renuka Diwan, cofundadora e CEO, comentou sobre o financiamento: “Garantir esse investimento é um testemunho da força e do impacto de nossa tecnologia e da dedicação de nossa equipe. Continuaremos a buscar nossas prioridades estratégicas de acelerar o desenvolvimento de soluções do setor no espaço dos biológicos. Estamos ansiosos para aprimorar nossas ofertas para os clientes B2B existentes e entrar em co-desenvolvimento estratégico e licenciamento com empresas do setor.”
A BioPrime foi fundada em 2016 pelos Drs. Renuka Diwan, Amit Shinde e Shekhar Bhosale. Os fundadores trazem uma vasta experiência em biotecnologia de plantas e microrganismos, com patentes em produção de metabolitos secundários direcionados e ração animal. Desde 2016, a empresa teve um crescimento notável, aumentando sua força de trabalho em 10 vezes, triplicando sua oferta de produtos e expandindo sua presença de apenas dois estados para um forte desempenho não apenas na Índia, mas também no Sudeste Asiático e nos EUA. Em menos de uma década, a BioPrime se tornou o parceiro preferido de P&D em biológicos para empresas agroquímicas e outras empresas agrícolas voltadas para os agricultores.
“Investimos na BioPrime devido ao seu equilíbrio impressionante entre um forte portfólio de produtos comerciais e um pipeline de inovações de alto potencial. A empresa já demonstrou sucesso na entrega de soluções impactantes ao mercado, enquanto sua plataforma avançada de P&D está pronta para desbloquear um crescimento significativo no futuro. Operando no rapidamente crescente mercado de bioestimulantes da Índia, a BioPrime está profundamente conectada ao núcleo agrícola do país, fornecendo soluções cruciais para pequenos agricultores e abordando desafios de sustentabilidade. Essa combinação de desempenho comprovado no mercado, inovação voltada para o futuro e forte potencial de mercado torna a BioPrime bem-posicionada para gerar impacto imediato e a longo prazo,” afirma Vincent Vliebergh, sócio-gerente da Edaphon.
“A atual rodada de investimento fortalece ainda mais o caminho de crescimento traçado pela BioPrime, aproveitando sua propriedade intelectual e portfólio de produtos para o consumidor. Isso também aprofunda a convicção sobre o espaço de biológicos na Índia,” cita Pratip Mazumdar, sócio-gerente da Inflexor.
“A crise climática ameaça o futuro dos sistemas agroalimentares e das comunidades rurais em toda a Índia. A complexa teia de desafios que ameaça à segurança alimentar e os meios de subsistência rural exige abordagens inovadoras com potencial para mudança sistêmica,” afirma Jinesh Shah, sócio-gerente da Omnivore. “Nosso investimento na BioPrime ressalta nosso compromisso inabalável em avançar as práticas agrícolas sustentáveis.”
Fonte: Agropages, publicado em 10/10/2024
Fonte da imagem: Freepik