NOVAS TECNOLOGIAS
Novo defensivo biológico a base de RNAi é registrado
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA aprovou o registro de um biopesticidas contendo o novo ingrediente ativo, a Ledprona. O novo defensivo é constituído por um RNA de interferência (RNAi). Esse mecanismo de ação já é naturalmente utilizado em plantas para combater organismos prejudiciais e agora está contido no produto desenvolvido pela empresa americana GreenLight Biosciences.
A Ledprona é pulverizada sobre as plantas e visa o controle do besouro da batata, uma praga relevante para a produção do tubérculo nos Estados Unidos. O inseto é encontrado em diversos estados produtores como Colorado, Idaho, Michigan, Minnesota, etc. Os besouros consumem as folhas das plantas e podem impedir a produção das batatas.
Com a constante seleção de insetos resistentes aos defensivos disponíveis, um novo mecanismo de ação deve auxiliar no controle da praga. O RNAi presente no produto impede a produção de proteínas cruciais para a sobrevivência do besouro, levando-o a morte. Além disso, a aplicação não envolve organismos geneticamente modificados.
Os biopesticidas de RNA apresentam diversas vantagens como baixo impacto ambiental e degradação natural e representam uma nova ferramenta para controle de pragas.
Fonte: Agropages, publicado em 28/12/2023
Fonte da imagem: Freepik