NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisas e desenvolvimento de biodefensivos a base de RNAi acelerada na China


Desde a sua descoberta no final do século passado, o mecanismo de ação do RNA de interferência (RNAi) tem sido amplamente utilizado em diversas áreas como função genética, biomedicina e prevenção e até para controle de pragas e doenças agrícolas. Essa tecnologia RNAi inibe especificamente a expressão de genes alvo, levando à perda de funções fisiológicas relacionadas aos genes alvo, ou à formação de defeitos funcionais.

Na área agrícola, a tecnologia RNAi também tem recebido grande atenção, especialmente na área de prevenção e controle de pragas e doenças, conhecida como a “terceira revolução na história dos pesticidas”. A tecnologia RNAi é usada para silenciar a expressão de genes importantes durante o crescimento e desenvolvimento de organismos prejudiciais, causando distúrbios de crescimento e desenvolvimento ou morte Dessa forma, há redução dos danos causados por esses organismos às culturas, conseguindo a prevenção e controle de pragas e doenças e alcançando o objetivo da produção segura de culturas. O uso dessa tecnologia para controle de pragas tem muitas vantagens, como especificidade de alvos de controle, conveniência de desenvolvimento de alvos, aplicação conveniente e fácil operação, sem resíduos e forte compatibilidade ambiental, que atende plenamente a demanda do público.

Na área de pesquisa e desenvolvimento de biopesticidas de RNA, existem atualmente produtos no mercado ou em preparação para serem lançados. O primeiro milho transgênico resistente a insetos da Bayer que expressa RNA de fita dupla (dsRNA) recebeu permissão de plantio da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em 2017 e foi aprovado pela Agricultura e Assuntos Rurais da China em 2021. Em dezembro de 2023, o Calantha da GreenLight Biosciences se tornou o primeiro pesticida biológico baseado em RNA, sendo aprovado pela EPA dos EUA.

O início da pesquisa e o desenvolvimento de biopesticidas de RNA na China ocorreu em 2007. A equipe do Acadêmico Chen Xiaoya dos Institutos de Ciências da Vida de Xangai da Academia Chinesa de Ciências e da Monsanto Company produziram simultaneamente resultados de pesquisa marcantes.

Equipes realizaram pesquisas aprofundadas em diversos níveis neste campo. Por exemplo, os pesquisadores de Wang Guirong do Instituto de Proteção de Plantas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas construíram um sistema transgênico de milho e soja RNAi mediado por plantas para a praga do algodão. A equipe de Shen Jie da Universidade Agrícola da China melhorou significativamente a estabilidade do dsRNA através de propriedades da tecnologia de nano-revestimento, melhorando assim a eficiência do RNAi dos insetos.

Em 2024, as empresas de biopesticidas chinesas baseadas na tecnologia RNAi, como a Silicon Yi Technology (Shanghai) Co., Ltd. e a Shanghai Physheng Yougu Biotechnology Co., Ltd. estão tendo progressos com o desenvolvimento de novas tecnologias baseada no RNA de interferência. De acordo com a Associação da Indústria de Pesticidas da China, cinco novos padrões de RNA foram aprovados no país este ano e cada vez mais instituições e empresas de pesquisa científica estão colaborando no campo dos biopesticidas de RNA, evidenciando que o desenvolvimento de defensivos baseados nessa tecnologia está ocorrendo de maneira rápida e acelerada na China.

 

Fonte: Jsppa, publicada em 11/06/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close