NOVAS TECNOLOGIAS
Simbiose apresenta tecnologias biológicas inovadoras para o controle de pragas
Simbiose apresenta tecnologias biológicas inovadoras para o controle de pragas
A Simbiose, empresa referência na produção de microbiológicos para o campo, leva à Parecis SuperAgro, que acontece entre os dias 09 e 12 de abril em Campo Novo do Parecis (MT), tecnologias biológicas para o manejo de lavouras produtivas. Os destaques desta edição são o BeauveControl, o NemaControl e o StimuControl.
Forte aliado no controle de nematoides fitopatogênicos, o NemaControl é uma tecnologia genuinamente brasileira. O produtor Henrique Perlin, de Cruz Alta no noroeste do Rio Grande do Sul, observou aumento de produtividade nos cerca de 750 hectares com o uso do NemaControl. “Eu verifiquei diminuição de reboleiras e consequentemente alta na produtividade. Nas áreas com nematoides, a minha produção caia para 15 sacas de soja por hectare. Depois que comecei a usar o NemaControl, padronizei a produtividade, alcançando 65 sacas por hectare,” conta.
O diretor da Simbiose Marcelo de Godoy Oliveira explica que o produto é resultado de uma longa pesquisa que foi feita e financiada pela empresa. “Nós isolamos um microrganismo do solo brasileiro, o Bacillus, que tem o poder natural de controlar os nematoides do solo, principalmente, o Pratylenchus. Comparando com os produtos convencionais, as moléculas químicas, o NemaControl teve uma eficácia superior às moléculas hoje existentes no mercado de controle, com dosagens menores e de forma 100% sustentável, biológica, sem trazer riscos de intoxicação para os aplicadores,” aponta.
Outra tecnologia que estará à disposição dos visitantes é o StimuControl, produto formulado a partir do fungo Trichoderma harzianum, o qual apresenta um excelente crescimento, colonizando o solo e protegendo as raízes das plantas através de diferentes mecanismos de ação.
Controle da mosca-branca
O branco desse inseto está longe de remeter à paz. Aparentemente inofensiva, a mosca-branca derruba a produtividade no campo e mexe no bolso de produtores. Com cerca de 1 mm, tem uma elevada capacidade de dispersão e reprodução entre as culturas, além de reduzir significativamente a fotossíntese das plantas. Um levantamento da Embrapa Arroz e Feijão de 2013 aponta que a mosca-branca causou, pelo menos, R$ 1 bi em prejuízos no estado de Goiás. A praga está presente em praticamente todos os estados do país.
Resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria com instituições nacionais, o BeauveControl é um inseticida e acaricida microbiológico à base do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, utilizado amplamente no controle de insetos e pragas a nível mundial. O produto é o mais concentrado do mercado.
Inoculantes altamente concentrados
A Simbiose também disponibiliza aos produtores uma completa linha de inoculantes que fixa o Nitrogênio, promove um maior desenvolvimento radicular das plantas, além de melhorar a absorção dos nutrientes e da água. O Simbiose Maíz, por exemplo, é o inoculante com maior concentração já registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: 500 milhões de células por ml de produto.
10 anos no mercado agrícola
Com sede em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a Simbiose completa uma década de atuação no Brasil em 2017. A empresa tem a maior estrutura para a produção de insumos microbiológicos do país. Atualmente, mais de 6 milhões de hectares em todo o território nacional são tratados com tecnologia da Simbiose.
Agrolink, 06/04/2017