NOVAS TECNOLOGIAS

Simpósio da Soja debate dia 31 utilização de drones nas plantações

Simpósio da Soja debate dia 31 utilização de drones nas plantações


Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP), Lúcio André de Castro Jorge, os drones devem ser utilizados principalmente no monitoramento da cultura de soja, visando identificar variações no desenvolvimento da planta, ocasionados por deficiências nutricionais, alguma praga ou doença, ou mesmo por manejo inadequado.

“Os drones podem ter sensores diferentes que vão fazer análises distintas, como o sensor RGB que mostra alterações no manejo da cultura, falhas de plantio, invasoras. Já o sensor NIR permite visualizar a biomassa, vigor da planta, estresses hídricos e mesmo nutricionais. O sensor hiperespectral permite detectar doenças e pragas de forma precoce e o sensor thermal mostra as alterações de temperatura que estão ligadas a estresse hídrico”, explica.

Atualmente existem softwares da Embrapa para o devido processamento das imagens como o SISCOB e o mercado apresenta uma gama muito grande de modelos e preços. O pesquisador ainda alerta que é sempre recomendável informar à Embrapa qual o melhor modelo para sua aplicação.

Simpósio – O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.

O evento tem o objetivo de apresentar para técnicos, produtores e estudantes as tendências do mercado, clima e inovações do setor.

Campo Grande News, 28/08/2016

Notícias Relacionadas

Close