NOVAS TECNOLOGIAS

Parceria entre empresas facilita tecnologia de aplicação de defensivos por drones


Durante a realização do evento da Agrishow, em Ribeirão Preto, o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), oficializou uma parceria de inovação tecnológica com a Coopercitrus. A cooperativa e o órgão, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, uniram esforços para levar a pequenas e médias propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones.

O lançamento da iniciativa teve a presença do Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, do José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, e do pesquisador científico Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC, além de responsável pelo desenvolvimento do programa, chamado ‘Drones SP’.

“Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade, que permitam ao produtor e a seus colaboradores obter eficácia no uso do drone para controlar, com segurança, às pragas, doenças e plantas daninhas”, salientou Hamilton Ramos. O secretário Guilherme Piai ressaltou a relevância do processo de inovação impulsionado pela Secretaria no Estado, enquanto o executivo da Coopercitrus destacou o contínuo incentivo da cooperativa a tecnologias que impulsionem a produtividade agrícola.

Uma das referências na América Latina no desenvolvimento de tecnologia de aplicação e segurança nas operações com agroquímicos, o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), sediado em Jundiaí-SP, recebeu da Coopercitrus equipamentos e capacitação para pilotos de drones. Agora, o programa ganha tração em áreas produtivas do Circuito das Frutas, no entorno de Jundiaí. Chegará, ainda, a propriedades de cooperados da Coopercitrus nas áreas de soja, milho, citros e cana-de-açúcar.

O Programa Drones SP foca na apresentação de características básicas da tecnologia de aplicação e no uso do equipamento em pequenas e médias propriedades. Abrange, por exemplo, eventos e ‘dias de campo’ centrados em conceitos da tecnologia de aplicação de agroquímicos por drones: volume de calda, taxa de cobertura, tamanho de gotas, condições climáticas, deriva de produtos, compatibilidade de insumos e garantia de segurança.

 

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 06/05/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close