NOTÍCIAS
Pesquisadores chineses buscam tecnologias integradas para combater pragas e doenças da soja

A Academia Chinesa de Ciências Agrícolas lançou uma iniciativa para melhorar a prevenção e o controle de doenças e pragas da soja, destacando o papel fundamental da proteção de cultivos para garantir a segurança alimentar nacional e atingir as metas de produção.
A iniciativa começou com a reunião inaugural de um grupo de coordenação em Pequim, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de produtos inovadores e tecnologias integradas para o controle das principais doenças e pragas da soja.
Lu Yanhui, chefe do Instituto de Proteção de Plantas da academia, enfatizou a importância do controle de pragas e doenças da soja para atingir a meta nacional da China de aumentar a capacidade de produção de soja. O grupo de coordenação recém-formado reflete uma mudança em direção à pesquisa científica organizada e orientada por missão sob o CAAS.
Wang Guirong, chefe do grupo de coordenação, disse que eles reunirão mais de 40 cientistas em 27 projetos de pesquisa, com foco em áreas-chave, incluindo a biologia fundamental de doenças e pragas da soja, tecnologias inteligentes de monitoramento e detecção e produtos inovadores de prevenção.
A produção de soja tem sido uma prioridade nacional para garantir a segurança alimentar nos últimos anos, com o aumento do cultivo e da produtividade da soja regularmente destacados no documento anual nº 1 do Cental.
Cao Yongsheng, vice-presidente da CAAS, disse que a segurança da soja está diretamente ligada à segurança alimentar nacional e à nutrição pública, incentivando os pesquisadores a integrar a pesquisa básica com o desenvolvimento de produtos e a demonstração em campo.
Com ameaças de pragas e doenças continuando a desafiar a produtividade das colheitas, o esforço também vai ao encontro do impulso da China para reduzir a dependência das importações de soja, estabilizando a produção nacional por meio de inovação tecnológica e colaboração científica.
Fonte: Agropages, publicada em 09/04/2025
Fonte da imagem: Freepik