SUSTENTABILIDADE
Ação recolhe nove toneladas de embalagens de defensivos em Ponta Porã
Ação recolhe nove toneladas de embalagens de defensivos em Ponta Porã
Cerca de nove toneladas de embalagens vazias de defensivos foram recolhidas durante a “Semana do Campo Limpo”, realizada entre os dias 6 e 10 de junho no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, região sul de Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (21) pelo Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários de Mato Grosso do Sul (SifeMS).
Durante a ação, foram instalados nove pontos itinerantes e uma central para recolhimento das embalagens consideradas com grande potencial de contaminação do meio ambiente. Os produtos recolhidos serão destinados a reciclagem e, em alguns casos, podem ser incinerados.
Também foram realizadas palestras em três escolas do assentamento – Nova Itamarati, José Edson Domingos e Carlos Pereira – para alunos da 1ª série do ensino fundamental até do 3ª ano do ensino médio.
“As palestras tiveram como objetivo, orientar o uso correto e seguro dos defensivos. Um total de 1.500 crianças e adolescentes ouviram as palestras e puderam levar essas informações para suas famílias, algo que contribuiu para a entrega das embalagens nos pontos itinerantes da campanha”, relatou Danilo Furtado dos Santos, fiscal estadual agropecuário.
A Lei de nº 9.974/00, que regulamenta a destinação das embalagens vazias, estipula que o agricultor tem o prazo de até um ano após a compra para devolver suas embalagens na unidade de recebimento indicada na NF de compra. Caso haja produto na embalagem, o agricultor deve devolver suas embalagens vazias em até seis meses após o vencimento. Caso não faça a entrega, o agricultor pode sofrer penalidades administrativas, além de responder por crime ambiental.
Capital News, 21/06/2016