SUSTENTABILIDADE

Embalagens de defensivos agrícolas são recolhidas pela Prefeitura Municipal de Jarinu

Embalagens de defensivos agrícolas são recolhidas pela Prefeitura Municipal de Jarinu


A Prefeitura de Jarinu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na quarta-feira, dia 21, no Parque do Morango “Duílio Maziero”, a 13ª Campanha de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A novidade neste ano ficou por conta do cata-treco.

Cumprindo a Lei Federal nº 9.974 de 06 de junho de 2000, art. 6º.  Foram entregues aos agentes de recebimento 12.098 embalagens plásticas/rígidas de 0,500 ml até 20 litros e embalagens flexíveis, ação aderida por 64 produtores rurais de Jarinu e região. No ano de 2017 foram 6.878 embalagens, ou seja 56% a menos.

Participaram dentro das atividades de coleta as associações de Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, Associação Hortifrutiflores de Jarinu e Associação de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia, com apoio da Secretaria Agropecuária e Abastecimento de Atibaia, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI – e ADIAESP.

Para a Prefeita Eliane Lorencini “Quando me solicitaram autorização de imediato já autorizei, pois temos que cuidar e destinar essas embalagens para locais específicos. Agradeço a Associação por ceder o espaço da Festa do Morango para que a ação pudesse ser concretizada mais uma vez”, disse.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, de Jarinu, o mais importante é a consciência do produtor rural e de todos. “Nós ajudamos coletando esse material sempre que é possível e destinamos para locais específicos de reciclagem. Os produtores colaboram entregando-as limpas e, assim, facilitando o trabalho para que não fique resíduos de defensivos para não causar nenhum dano à sua saúde e ao meio ambiente, durante o transporte, que é totalmente seguro”, finalizou.

Prefeitura Jarinu, 29/03/2018

 

Notícias Relacionadas

Close