SUSTENTABILIDADE
Estudo mostra um inovador biocida feito a partir de cascas de laranja
Drosophila suzukii, conhecida como drosófila de asa manchada, é uma praga generalizada originária do Sudeste Asiático, apresenta um risco substancial para a agricultura global. A capacidade das moscas fêmeas de depositar ovos em frutas de vários estágios de maturidade, combinada com o desenvolvimento acelerado da prole em climas mais quentes, resulta em rápido crescimento populacional. Isso representa desafios significativos para a produção de frutas e viticultura, exacerbados pela crescente prevalência de resistência aos defensivos.
Há uma proposta de solução para esse problema crescente usando uma abordagem de atrair e matar, fazendo uso de materiais orgânicos reciclados feitos de cascas de laranja. Especificamente, foi testado um produto inovador de casca de laranja tratadas com sal (OPP) em um experimento de escolha, no qual OPP e hidrogel (controle) foram disponibilizados para moscas-das-frutas em placas de Petri localizadas sob cachos de uvas de vinho tinto. O número de moscas mortas em ambas as placas de Petri foi contado a cada dia e larvas de moscas dentro das frutas foram extraídas após quatro dias. Como as placas de Petri eram cobertas com uma tampa vermelha, as moscas eram selecionadas apenas com base em pistas olfativas.
Nossos resultados mostraram um número maior de moscas capturadas em placas de Petri contendo OPP em comparação com aquelas com o controle de hidrogel. Além disso, uma redução notável no número de larvas foi observada dentro de uvas localizadas acima de OPP em comparação com as uvas mais próximas do controle de hidrogel. A diluição de OPP foi seguida por uma contagem menor de moscas mortas.
Em experimentos de escolha adicionais, descobriu-se que a concentração de NaCl estava positivamente correlacionada com o número de moscas mortas. Isso sugere um importante efeito letal causado por altas concentrações de sal. Em um experimento final, o OPP também foi comparado a um atrativo comercialmente disponível, o que resultou em uma atratividade ligeiramente maior do OPP para D. suzukii. Essas descobertas sugerem que o OPP tem potencial como um biocida econômico e ecológico feito de material de resíduos orgânicos. O OPP oferecido em armadilhas de atração e morte equipadas com pequenos orifícios de entrada é seguro para abelhas e pode substituir outras medidas de controle menos ecológicas para D. suzukii em vinhedos orgânicos.
Fonte: Agropages, publicado em 25/11/2024
Fonte da imagem: Freepik