SUSTENTABILIDADE
Governo quer estimular descarte correto de embalagens de defensivos
Governo quer estimular descarte correto de embalagens de defensivos
Fabricantes e Governo do Estado devem intensificar fiscalização para garantir a logística reversa de embalagens de defensivos. Termo de compromisso foi assinado, na manhã de ontem, para formalização de metas e construção de um posto de coleta do material em Abaiara, município distante 502 km de Fortaleza.
Viviane Gomes Monte, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), detalha que o objetivo é ter capacidade de recolher embalagens proporcionalmente ao número de defensivos agrícolas vendidos no mercado cearense. Os recipientes vazios devem, por lei, ser devolvidos ao fabricante. O distribuidor ou vendedor, por sua vez, deve recebê-los.
“Mas, no campo, essa embalagem às vezes é reutilizada para armazenar comida e até água. É importante dar destino adequado a este material. Hoje, a questão é mais grave com o pequeno produtor pela grande lacuna em assistência técnica”, exemplifica, mencionando os riscos à vida animal e humana com o descarte incorreto.
O monitoramento para assegurar a logística reversa já ocorre. Quando o agricultor não comprova a devolução das embalagens, é autuado. Todavia, a coordenadora reconhece a deficiência na fiscalização. Só existem postos em Ubajara e Quixeré.
O Povo ,13/12/2017