SUSTENTABILIDADE
InpEV assume gestão da central de recebimento de embalagens de defensivos de Boa Vista do Incra (RS)
InpEV assume gestão da central de recebimento de embalagens de defensivos de Boa Vista do Incra (RS)
Unidade será utilizada para treinamento de funcionários de outras centrais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Desde 1º de novembro, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é o novo responsável pela gestão da central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Boa Vista do Incra (RS), antes administrada pela Jerivá Embalagens (Associação dos Revendedores de Agroquímicos de Giruá e Região), que continua gerenciando a central de Giruá (RS).
Quinta unidade do Sistema Campo Limpo gerenciada pelo próprio inpEV, a central se tornará um centro de inovação e disseminação de boas práticas. “A intenção é que seja uma central-escola, onde aconteçam treinamentos de funcionários de outras unidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e onde novos procedimentos sejam testados”, explica Marcelo Lerina, coordenador de Operações do inpEV. A previsão é que a central encaminhe para destinação ambientalmente correta 580 toneladas de embalagens, em 2016, e 650 toneladas, em 2017.
Inaugurada em novembro de 2014, a unidade foi construída pelo inpEV, que já tinha a perspectiva de assumir a gestão. “A Jerivá fez um bom trabalho à frente da administração, mas foi feito um acordo para que a gestão agora fosse transferida. A unidade continuará em busca de maior eficiência de suas operações e os agricultores poderão realizar as devoluções normalmente”, explica Antonio Carlos do Amaral, gerente de Operações do inpEV.
Além da gestão da unidade de Boa Vista do Incra, o inpEV administra diretamente as centrais de Alto Parnaíba (MA), Rondonópolis (MT), Taubaté (SP) e Unaí (MG).
Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
InpEV, 07/11/2016