SUSTENTABILIDADE

inpEV lança vídeo “Recebimento itinerante – O Sistema Campo Limpo cada vez mais atuante”

inpEV lança vídeo “Recebimento itinerante – O Sistema Campo Limpo cada vez mais atuante”


O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) acaba de lançar, com apoio da CropLife Latim America, o filme “Recebimento itinerante – O Sistema Campo Limpo cada vez mais atuante”. O vídeo retrata como o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas facilita a vida do agricultor brasileiro na destinação dessas embalagens e amplia o alcance do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), possibilitando a devolução mesmo nos locais onde não há uma cadeia produtiva estruturada. 

Em 2014, mais de 4.800 recebimentos itinerantes foram realizados no Brasil. O processo consiste na definição de locais temporários de recebimento, que são divulgados com antecedência para que os agricultores possam preparar as embalagens para devolução. A ação, que acontece em 26 estados e no Distrito Federal, é realizada pelo canal de distribuição local em parceria com entidades locais, veículos de comunicação e o poder público, com o apoio do inpEV.

O senhor Flavio Bertaia, agricultor, em depoimento no vídeo nos conta que guardou suas embalagens vazias por bastante tempo, enquanto alguns agricultores que ele conhece fizeram descarte inadequado. No primeiro recebimento itinerante que ele participou, levou muitas embalagens porque sabia que era o correto a se fazer. A atitude, além de beneficiar o meio ambiente, é uma obrigação prevista em lei: “É gratificante a gente saber que está pensando no futuro do planeta e dos nossos filhos”, diz Flavio. 

Ele também relata que, agora, como ocorre anualmente, a ação reduz o volume de embalagens que precisam ficar estocadas e isso facilita porque não precisa mais de um espaço muito grande para guardar o material. Ainda ressalta que no momento que o agricultor devolve as embalagens, nessas ações, é emitido um recibo de entrega que é a garantia para comprovar a devolução adequada caso a fiscalização vá até a propriedade.

O inpEV investe continuamente no aperfeiçoamento da estrutura logística que dão sustentação ao Sistema Campo Limpo. O foco na eficiência tem como um de seus objetivos aumentar a capilaridade do recebimento. De acordo com João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, em decorrência da expansão da agricultura e do surgimento de novas fronteiras agrícolas, ou seja, propriedades em áreas que antes não eram cultivadas, esse modelo de recebimento tem ainda mais importância e funcionalidade. E completa: “A iniciativa também colabora para consolidar a cultura de devolução das embalagens no país”.

O vídeo pode ser acessado pelo canal do inpEV no YouTube no seguinte endereço: https://bit.ly/1JTNucF. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

 

Agrolink,   23/06/2015

Notícias Relacionadas

Close