SUSTENTABILIDADE

InpEV leva informação sobre Sistema Campo Limpo para evento do Crea-MS

InpEV leva informação sobre Sistema Campo Limpo para evento do Crea-MS


Referência mundial, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias será apresentado durante I Seminário Estadual – Agrotóxicos: Boas Práticas e Responsabilidades

No dia 22 de setembro, o Sistema Campo Limpo, maior programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas do mundo, será tema de palestra do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), durante o I Seminário – Agrotóxicos: Boas Práticas e Responsabilidades, evento que contará com diversas palestras técnicas nas áreas de boas práticas na aplicação de defensivos, bem como palestras sobre fiscalização e responsabilização na fabricação, comercialização e uso destes produtos.

O engenheiro agrônomo e coordenador regional de Operações do inpEV, Hamilton Rondon Flandoli, vai apresentar o instituto, e também toda dinâmica do Sistema Campo Limpo, explicando as premissas e a importância do programa brasileiro de logística reversa no campo para uma agricultura mais sustentável, além das responsabilidades compartilhadas de cada elo da cadeia até o fechamento do ciclo com a fabricação de artefatos provenientes da reciclagem das embalagens devolvidas. “O Brasil é líder e referência mundial no setor, com um índice de 94% de encaminhamento ambientalmente correto das embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas. Em 15 anos, mais de 440 mil toneladas de embalagens vazias foram retiradas dos campos brasileiros, o que ajuda o Brasil a ter uma agricultura mais sustentável e segura”, destaca.

O evento é uma realização da Comissão Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos de Mato Grosso do Sul, um colegiado que congrega a sociedade civil organizada, órgãos de fiscalização das atividades de fabricação, comercialização e uso de defensivos e que inclui o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul CREA-MS. Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Agora MS, 20/09/2017

Notícias Relacionadas

Close