SUSTENTABILIDADE

Rondônia é líder de recolhimento de embalagem de defensivos no Brasil

Rondônia é líder de recolhimento de embalagem de defensivos no Brasil


Aumentou, em Rondônia, o número de produtores rurais que passaram a entregar ao governo as embalagens vazias de defensivos. Devido a esse aumento, o Estado saiu da sétima posição em dezembro para a primeira pelo volume de embalagens recolhidas no período de janeiro e fevereiro deste ano.

De acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram atendidos quase nove mil produtores rurais nos postos de recolhimento. No mesmo período dos anos anteriores foram atendidos pouco mais de 3.700 produtores, representando um aumento de 241% no número de recolhimento.O aumento do número de atendimentos, segundo nota da Idaron, deve-se às notificações aos produtores que estavam em débito com a legislação, feitas durante a campanha de vacinação contra febre aftosa, em outubro e novembro. A Lei Federal n. 7.802/1989 determina que toda embalagem de defensivos deve ser devolvida até um ano após a compra.

GRUPO DE TRABALHO

A informação sobre o aumento no número de atendimento foi discutida na última reunião do Grupo de Trabalho (GT), formado pela Idaron, postos de recolhimento do Estado e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). O GT foi criado com o objetivo de discutir os problemas e ações para o recolhimento de embalagens vazias de defensivos.

 

G1, 29/03/2016

Notícias Relacionadas

Close