SUSTENTABILIDADE

Setor de defensivos agrícolas incentiva diálogo do campo em prol das abelhas

Setor de defensivos agrícolas incentiva diálogo do campo em prol das abelhas


Idealizado pelo setor de defensivos agrícolas, por meio do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal), o Projeto Colmeia Viva® tem a missão de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura e protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Uma das iniciativas do projeto é a Relação Mais Produtiva entre Agricultura e Apicultura, incentivando o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. Trata-se do  Colmeia Viva – MAP: Mapeamento de Abelhas Participativo. para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo. O MAP tem a participação da Unesp – Universidade do Estado de São Paulo – e UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Lançado em 2015, possui um canal exclusivo para agricultores, apicultores (criador de abelhas com ferrão – Apis mellifera), e meliponicultores (criador de abelhas sem ferrão), além de suas associações relatarem perdas e esclarecerem dúvidas por meio do 0800 771 8000.

Os agricultores participam quando encontrarem colmeias não identificadas em sua propriedade; em caso de dúvida na ocorrência de um incidente por aplicação de defensivo agrícola e se precisarem de orientação sobre boas práticas de convivências entre as atividades agrícola e apícola. Já os apicultores, quando verificarem perdas de colmeias e abelhas em seus apiários; se necessitarem de suporte no entendimento das causas de perda de colmeias; sobre o que fazer em caso de possível incidente com abelhas e também se necessitarem de orientação sobre boas práticas de convivência entre agricultura e apicultura.

A vice-presidente executiva do Sindiveg, Silvia Fagnani, enfatiza que entender os fatores que contribuem para a perda das abelhas é o primeiro passo para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. “Quanto mais pessoas no campo tiverem acesso ao número do 0800 e participarem do Projeto, maior será a abrangência do mapeamento almejado por esta iniciativa inédita”, ressalta Silvia.

Nestes primeiros nove meses do MAP, o grande desafio tem sido a divulgação do 0800 771 8000 no campo para agricultores e criadores de abelhas. Para explicar o passo a passo de como participar e o funcionamento, o Colmeia Viva – Mapeamento de Abelhas Participativo conta com uma Cartilha, nas versões impressa e online, com download gratuito no site do Projeto Colmeia Viva® (https://projetocolmeiaviva.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ColmeiaViva-Sindiveg-Cartilha-Web.pdf).

O mapeamento dará origem a um Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas para uma relação mais produtiva entre apicultura e agricultura.

Ribeirão Preto Online via Facto Estratégia e Comunicação, 27/06/2016

Notícias Relacionadas

Close