SUSTENTABILIDADE
Sistema Campo Limpo supera 400 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta
Sistema Campo Limpo supera 400 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta
O Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas) acaba de superar uma importante marca. No ano em que o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) comemora 15 anos de atividade, o Sistema registra mais de 400 mil toneladas de embalagens vazias de agroquímicos destinadas de forma ambientalmente correta, desde o início de sua operação, em 2002.
A trajetória do programa é marcada por evolução constante em qualidade e quantidade. “Quando iniciamos as atividades, registrando 3.768 toneladas destinadas corretamente no primeiro ano, não imaginávamos que cresceríamos tanto em tão pouco tempo. Este ano, nossa previsão é encaminhar para destinação ambientalmente correta cerca de 44.500 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, comemora João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.
Uma das principais razões para que o Sistema alcance resultados tão expressivos é a adoção do conceito de responsabilidade compartilhada, que engaja todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, revendedores e poder público no cumprimento da legislação. Mesmo depois de servir como modelo para outros setores no que se refere à logística reversa, inspirando inclusive a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 pela Lei 12.305 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10, o Sistema continua focado em inovação e aperfeiçoamento constante para obter ganhos de eficiência e buscar a autossuficiência econômica.
“Os números positivos refletem nossa preocupação em obter soluções que garantam uma eficiente gestão dos resíduos sólidos pelo bem do planeta e das futuras gerações”, afirma o diretor-presidente.
Grupo Cultivar, 18/10/2016