NOTÍCIAS
Três estados relatam a presença de ferrugem-asiática na soja
Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, que reúne pesquisadores e o setor produtivo, cerca de 8 casos de ferrugem-asiática da soja já foram registrados em três estados até o momento na safra 2023/24.
Metade dos casos relatados foi no Paraná, nos municípios de Boa Esperança, Mamborê, Mangueirinha e Ubiratã. Os demais registros ficaram divididos entre São Paulo, com duas ocorrências, em Itapetininga e Paranapanema e Tocantins, nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
Outro ponto relevante que as informações do consórcio evidenciaram, é a presença de soja voluntária nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a qual representa um fator de risco para disseminação dos esporos do fungo causador da doença.
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, uma janela maior de plantio que está ocorrendo durante essa safra tem feito com que essa doença apareça mais cedo e em diferentes regiões, a qual geralmente surge inicialmente no mês de dezembro.
A pesquisadora ressalta que há muita soja voluntária, e que em locais onde há esse tipo de soja, há esporos que causam a doença. Cláudia completa que a dificuldade de controle da doença este ano está grande.
Fonte: Globo Rural, publicado 24/11/2023
Fonte da imagem: Freepik