USO E APLICAÇÃO
A aplicação elevada de nitrogênio no milho pode aumentar a resistência de insetos aos inseticidas
O nitrogênio (N) é um dos fertilizantes mais utilizados nos sistemas de cultivo e pode exercer uma série de efeitos ascendentes sobre a aptidão ecológica dos herbívoros. No entanto, os efeitos do aumento de nitrogênio na tolerância dos insetos aos defensivos ainda não foram totalmente compreendidos.
Os bioensaios mostraram que o alto teor de N (HN) aplicado às plantas de milho aumentou significativamente a tolerância das larvas de Spodoptera litura a vários inseticidas. As atividades das enzimas de desintoxicação foram mais elevadas nas larvas alimentadas com plantas de milho com HN. A análise de RNA-seq mostrou que numerosos genes relacionados com a GST e a cutícula foram induzidos em larvas alimentadas com milho HN.
A análise RT-qPCR também confirmou quatro genes GST e o gene da cutícula específico das larvas LCP167. Além disso, quando injetado com dsRNA específico para GSTe1, GSTs5 e LCP167, a mortalidade das larvas tratadas com metomil foi cerca de 3 vezes superior à das larvas injetadas com dsGFP. A observação ao microscópio eletrónico mostrou que a cutícula das larvas alimentadas com milho HN era mais espessa do que o nível médio de N.
Esses resultados sugerem que o aumento da aplicação de fertilizantes N aumenta a tolerância das pragas de lepidópteros aos inseticidas através da indução de enzimas de desintoxicação e da intensificação da cutícula. Assim, o uso excessivo de fertilizantes N pode aumentar a tolerância das pragas aos inseticidas e a utilização de defensivos químicos.
Fonte: Agropages, publicado 02/07/2024
Fonte da imagem: Freepik