USO E APLICAÇÃO
Biocontrole com Bacillus spp. mostra eficácia contra doenças fúngicas e favorece o crescimento vegetal

De acordo com investigações recentes, os efeitos nocivos dos fungos fitopatogênicos estão aumentando, causando perdas econômicas significativas para as culturas em todo o mundo. Os fungicidas químicos utilizados desde a década de 1940 têm consequências negativas para o meio ambiente e os organismos vivos, e em alguns casos, desenvolve-se resistência a fungos. Uma das alternativas mais eficazes é o controle biológico, que utiliza bactérias ou compostos biológicos associados às plantas.
Rizobactérias promotoras do crescimento de plantas, como espécies de Bacillus , podem promover o crescimento e a saúde das plantas, além de protegê-las contra doenças fúngicas, tornando-as uma alternativa potencial a fertilizantes químicos e defensivos. Espécies de Bacillus podem formar esporos que sobrevivem em ambientes hostis por longos períodos. No entanto, as capacidades de biocontrole das espécies de Bacillus ainda não foram totalmente compreendidas, sendo necessária uma extensa pesquisa nessa área para compreender e transferir os resultados de laboratório para aplicações no mundo real.
Esta revisão explora o papel das espécies de Bacillus como agentes promotores do crescimento de plantas, seus mecanismos de biocontrole contra fitopatógenos fúngicos e como elas podem melhorar a produtividade das culturas. Além disso, destaca os insights genômicos e moleculares sobre a maquinaria antifúngica das espécies de Bacillus , ao mesmo tempo em que fornece orientações detalhadas sobre seu processo de aplicação para exercer resistência sistêmica induzida em práticas agrícolas. Também identifica lacunas de conhecimento e áreas para pesquisas futuras para aprimorar agentes de biocontrole à base de Bacillus que podem exercer resistência sistêmica induzida.
- Bacillus spp. é um dos grupos proeminentes de rizobactérias promotoras do crescimento de plantas.
- Bacillus spp. também apresenta eficiência de biocontrole contra fungos fitopatogênicos.
- A inoculação de plantas com Bacillus spp. exerce resistência sistêmica induzida (ISR) em plantas.
- A concentração da dosagem, o modo de administração e o momento dos BCAs baseados em Bacillus são fatores cruciais para a supressão eficaz de doenças fúngicas em condições de campo, mas ainda há uma lacuna significativa entre a eficácia do laboratório e o desempenho de campo; enfatizando a necessidade de mais pesquisas para preencher essas lacunas e alcançar resultados consistentemente eficientes.
Fonte: Agropages, publicado em 30/07/2025
Fonte da imagem: Freepik