USO E APLICAÇÃO

Ato do Mapa autoriza uso do Etiprole para combate à broca do café

Ato do Mapa autoriza uso do Etiprole para combate à broca do café


Foi publicado, no Diário Oficial da União de 13 de janeiro, o Ato nº 4 do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DFIA/SDA/Mapa), que, entre outras disposições, informa que foram aprovadas alterações nas recomendações de uso do produto Curbix 200 SC, da Bayer, com a inclusão da cultura do café. 

Essa publicação é resultado das ações realizadas pelo Conselho Nacional do Café, durante os últimos dois anos, à provação do I.A. Etiprole para o controle da broca do café (Hypothenemus hampei). Recordamos, ainda, que o Curbix 200 SC estava na lista de produtos prioritários para registro encaminhada pelo CNC ao Mapa, em 2015, e, com a aprovação, passa a ser mais um inseticida disponível para combater uma das principais pragas do cafeeiro. 

Recordamos, ainda, que o Etiprole é ingrediente ativo pertencente a um grupo químico distinto dos dois produtos atualmente registados para o controle da broca do café (Ciantraniliprole e Chlorantraniliprole + Abamectina), fato importante porque permitirá o aprimoramento do manejo da resistência de insetos na atividade cafeeira. 

Conselho Nacional do Café, 20/01/2017

Notícias Relacionadas

Close