USO E APLICAÇÃO

“Enverdecimento” afeta 14% dos cítricos no Brasil

“Enverdecimento” afeta 14% dos cítricos no Brasil


O “enverdecimento” ou greening (Huanglongbing – HLB), que é a enfermidade mais destrutiva dos cítricos no Brasil, já afetou 14% das plantas no estado de São Paulo, de acordo com estimativa realizada pelo Fundo de Proteção à Fruta Cítrica. Um dado importante já que o estado produz 50% dos cítricos do mundo.

Esta estimativa se baseia em pesquisas de anos anteriores. Em 2012, um estudo demonstrou que a doença estava presente em 64% das granjas de frutas de São Paulo e em mais de 6,9% das plantas.

Com base no número da pesquisa, aplicou-se um modelo matemático que mostrou que este ano a doença poderá infectar 14% das plantas e até 19% em 2015. Segundo a Coordenação de Proteção de Cultivos de São Paulo, 34 milhões de plantas com HLB foram eliminadas desde 2004.

O Brasil é o maior produtor de cítricos do mundo, seguido pelos EUA, China, Índia, México, Egito e Espanha. Estes sete países produzem os restantes 68%. Durante um período de 20 anos, o corredor brasileiro de cítricos aumentou sua produção em mais de 45%, enquanto seu principal concorrente, o estado da Flórida, nos EUA, só aumentou 9%.

Agropages, 04/07/2014

Imagem: Overseas Agro

 

Notícias Relacionadas

Close