USO E APLICAÇÃO

Inovação no campo: empresas investem em amplificadores para reduzir resistência de plantas daninhas


A Moa Technology, do Reino Unido, anunciou a descoberta de uma classe de moléculas com potencial para criar uma nova categoria de defensivos agrícolas. Chamadas de “amplificadores” (amplifiers), essas substâncias não possuem ação herbicida isoladamente, mas podem permitir a redução da dose de herbicidas atualmente utilizados pelos produtores.

Nos últimos três anos, a empresa identificou 80 novos modos de ação herbicida com sua plataforma tecnológica. Alguns deles já controlam, com eficácia, plantas daninhas de difícil manejo em testes de campo nos EUA, Canadá, França, Espanha, Reino Unido, Austrália e América do Sul.

A tecnologia dos amplificadores também abre caminho para o uso combinado de soluções biológicas e químicas no controle de plantas daninhas, reduzindo o impacto ambiental. Segundo a empresa, o setor de bioherbicidas ainda representa uma fatia pequena do mercado por causa da dificuldade em desenvolver produtos naturais eficazes e acessíveis.

A parceria com a Gowan Company marca o primeiro acordo comercial envolvendo os amplificadores. A empresa fará um investimento significativo com pagamentos antecipados, metas contratuais e royalties, visando o desenvolvimento de um amplificador específico para um ingrediente ativo. Ambas as empresas destacam a importância da inovação no contexto de uma agricultura mais sustentável e produtiva.

Na Austrália, os primeiros testes de campo com um amplificador da Moa avaliam a redução da dose de herbicidas no combate a Lolium rigidum, uma das plantas daninhas mais resistentes e prejudiciais do mundo. A praga custa aos produtores de grãos do país cerca de A$3,3 bilhões por ano em perdas e custos de controle, segundo a Weedsmart.

No Reino Unido, testes similares ocorrem contra Lolium multiflorum, onde foi recentemente confirmada a resistência ao glifosato. A planta representa uma das maiores ameaças à produção agrícola da Europa Ocidental.

 

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 27/08/2025

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close