USO E APLICAÇÃO
Já foram registrados 23 casos de ferrugem asiática na soja brasileira
O Brasil já registra 23 casos de ferrugem asiática na soja na safra 2020/2021, segundo levantamento do Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa. Na mesma época do ano passado o país tinha 26 casos da doença já confirmados. Importantes municípios produtores de soja do país estão na lista de casos confirmados da doença.
No dia 4 de janeiro, o site do consórcio confirmou os mais recentes casos de ferrugem asiática na soja, um em Mato Grosso do Sul e outro no Paraná, subindo o total para 23 nesta safra.
Até o momento, o Paraná lidera como o estado com mais casos da doença, 6 no total. Entre os municípios o destaque negativo fica com Castro, que já acumula dois casos da doença nesta safra de soja. Depois ainda aparecem com 1 caso cada: Arapoti, Carambeí, Terra Roxa e Londrina.
Mato Grosso já possui dois registros da doença, uma em Campo Verde e outra em Primavera do Leste.
São Paulo também possui dois casos confirmados na soja, ambos em Itaberá.
Completam a lista Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG) e São Domingos (SC).
Casos excepcionais
Os 5 casos em São Miguel do Araguaia, em Goiás, e outros 5 em Lagoa da Confusão, no Tocantins, fazem parte de casos excepcionais. Ambos foram registrados durante o vazio sanitário da soja, devido uma autorização especial de plantio, que consiste no alagamento das áreas. O método garante que não há proliferação da doença, mas os registros dizem o contrário.
Fonte: CanalRural, 06/01/2021
Fonte da imagem: Imagem de Julio César García por Pixabay