USO E APLICAÇÃO
Manejo de herbicidas na cultura do arroz é tema de palestra em Boa Vista
Manejo de herbicidas na cultura do arroz é tema de palestra em Boa Vista
A sustentabilidade na lavoura de arroz poderá ser o primeiro passo para alcançar altas produtividades sem aumento de área. É o que garante o professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Sylvio Henrique Bidel Dornelles.
O professor, especialista em herbologia, ministrará a palestra “Manejo de Herbicidas na Cultura do Arroz”, nesta quinta-feira (6), às 19h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Roraima, localizado na Avenida Major Willians, zona Norte da cidade.
Segundo o professor, a palestra técnica, voltada para produtores de arroz no estado, pretende contribuir com novidades para a produção desta cultura. “Vou trazer a realidade do Rio Grande do Sul e fazer um comparativo com o sistema de produção do arroz no estado de Roraima. Analisar a realidade e as possibidades entre as duas regiões, na tentativa de contribuir com novidades na produção de arroz no estado”, comentou.
Conforme Dornelles, a cultura do arroz em Roraima está “bem encaminhada” e os produtores locais têm uma grande experiência. No entanto, o professor alerta para os cuidados no cultivo, no uso da água e com o tratamento fitossanitário, essenciais para uma boa produtividade.
O evento, promovido pelas empresas IHARA e Potência Agrícola, reunirá convidados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr).
“É uma palestra voltada para os produtores de arroz e tem como objetivo orientar no manejo correto das plantas daninhas”, garantiu um dos organizadores do evento, o engenheiro agrônomo da IHARA Flávio Dias.
G1 RR, 06/08/2015