USO E APLICAÇÃO

Monitoramento de defensivos agrícolas será realizado em frutas de Petrolina, PE

Monitoramento de defensivos agrícolas será realizado em frutas de Petrolina, PE


Propriedades rurais, packing-houses e centros de abastecimento da cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, serão alvos de um monitoramento de resíduos de agrotóxicos pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A coleta acontecerá mensalmente e seis amostras deverão ser analisadas quanto à adequação da quantidade máxima de agrotóxicos permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As culturas escolhidas na cidade são mamão, manga, uva, tomate e banana. O material coletado será enviado para o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Os resultados serão divulgados em um prazo de cinco dias.

De acordo com chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal da Adagro, Sílvio Valença, os fiscais do órgão estão sendo capacitados desde a segunda-feira (7). Na quarta-feira (9) serão feitas as coletas na cidade.

“Dependendo do grau de infração, o agricultor terá que pagar multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Em casos de limite residual, damos advertência”, explica Sílvio.

A ação de monitoramento acontece no estado de Pernambuco desde 2008. De acordo com Silvio, esse projeto-piloto em Petrolina tem um convênio de duração de um ano. “Queremos que isso vire uma ação permanente, pois é importante para que possamos consumir alimentos sadios. A produção precisa sair daqui sem problemas de resíduo para o mercado interno e externo”, enfatiza.

Fonte: G1 Petrolina

08/04/2014

Notícias Relacionadas

Close