USO E APLICAÇÃO

Novo programa de biofungicidas é desenvolvido pela Biotalys


A Biotalys, uma empresa de tecnologia agrícola que desenvolve biocontroles baseados em proteínas para proteção sustentável de cultivos, anunciou a adição de um novo programa de biofungicida, o BioFun-8, ao seu pipeline de pesquisa e desenvolvimento.

Dr. Carlo Boutton, Diretor Científico da Biotalys, disse: “Doenças fúngicas continuam a causar inúmeros desafios para os produtores – desde criar estresse em plantas que atrofiam seu crescimento e reduzem os rendimentos, até devastar plantações inteiras e infestar o solo com bilhões de esporos. Nosso mais novo programa de biocontrole se concentrará no desenvolvimento de um biofungicida para controlar a Alternaria, uma das principais doenças fúngicas em frutas, vegetais e culturas especiais. Como em todos os nossos programas de pipeline, pretendemos fornecer uma solução de proteção de cultivos para lidar com esse patógeno com a eficácia e a segurança desejadas pelos produtores a um custo competitivo.”

Com base em sua expertise em desenvolvimento de biofungicidas para mercados globais de frutas e vegetais, a Biotalys alavancará sua plataforma de tecnologia proprietária AGROBODY 2.0 para acelerar o desenvolvimento de um novo biocontrole baseado em proteína visando a doença fúngica da mancha foliar alternaria. Como os produtos existentes para tratamentos de Alternaria enfrentam crescente resistência química e obstáculos regulatórios regionais, o tamanho do mercado global para uma nova solução de proteção de cultivos contra essa doença fúngica é estimado em cerca de US$ 1,1 bilhão no nível do produtor. Além disso, como a Alternaria causa contaminação e apodrecimento significativos de produtos alimentícios no período de armazenamento, as aplicações de um produto novo e eficaz também têm potencial no segmento pós-colheita.

Apesar do uso generalizado de produtos químicos antifúngicos, estima-se que os produtores percam entre 10% e 23% de suas plantações devido a infecções fúngicas a cada ano, e espera-se que essas perdas piorem e se espalhem para novas regiões devido às contínuas mudanças climáticas.

O BioFun-8 é a mais recente adição ao crescente pipeline de biocontroles à base de proteína da Biotalys. A empresa já finalizou o desenvolvimento de seu primeiro biofungicida evoca, visando botrytis e oídio, que está atualmente sob revisão regulatória pelas autoridades nos EUA e na UE. Se aprovado, o evoca abrirá caminho para sua versão de próxima geração evoca Ng, que deve ser o primeiro produto comercial do pipeline da Biotalys. Outros programas de P&D em andamento são o BioFun-6, visando botrytis, oídio e antracnose; o BioFun-7, um programa patrocinado pela Fundação Gates para combater a doença da mancha foliar no feijão-caupi; o BioFun-4, um projeto que visa combater oomicetos (mofo aquático); e o BioIns-2, uma parceria com a Syngenta para desenvolver um novo bioinseticida contra pragas importantes.

 

Fonte: Agribusiness Global, publicado em 02/10/2024.

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close