USO E APLICAÇÃO

Controle da lagarta-do-cartucho: China concede 46 registros para defensivos químicos e biológicos


Spodoptera frugiperda, comumente conhecida como lagarta-do-cartucho, é uma praga onívora originária das regiões tropicais e subtropicais americanas.

Suas larvas gostam de milho, cana-de-açúcar, sorgo e batata, até mais de 80 tipos de plantas, sendo adaptadas a uma ampla gama de ambientes, com rápida velocidade de propagação, forte capacidade reprodutiva e danos severos às plantações. Após a infecção de Spodoptera frugiperda, o rendimento da colheita diminui em 20% a 30%.

Spodoptera frugiperda invadiu a África vinda das Américas em 2016 e se espalhou para a Ásia em 2018, resultando em infestação de pragas em mais de 100 países no mundo todo. É uma grande praga agrícola coberta pelo alerta precoce global da FAO, classificada como uma das dez principais pragas de insetos vegetais do mundo pela CAB International.

Na China, a infestação de Spodoptera frugiperda começou em 2019. Em 18 de janeiro de 2019, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China anunciou a intrusão de Spodoptera frugiperda na China como vinda de Mianmar. Desde então, a campanha ″protegendo grãos alimentícios de pragas″ começou entre os agricultores chineses. Em 2024, de acordo com uma previsão anterior do National Agro-Tech Extension and Service Center, devido ao menor número de fontes de pragas de insetos, a ocorrência de Spodoptera frugiperda no sudoeste e sul da China seria menor na primavera de 2024, que se tornaria moderada no verão, com base na análise dos números de pragas de insetos, o clima verão e condições de plantio de milho de verão em várias regiões.

Até agora, 46 defensivos receberam registro na China para prevenir e controlar Spodoptera frugiperda. Existem 16 defensivos químicos, que, em termos de ingredientes ativos, incluem cinco produtos de Clorantraniliprole, três produtos de Clorantraniliprole+Indoxacarb, dois produtos de Lufenuron e um produto de cada um dos seguintes: Spinetoram, Tetraclorantraniliprole, Tetraniliprole, Ciantraniliprole, Clorantraniliprole+Lufenuron e Ciantraniliprole+Tiametoxam.

Existem 30 defensivos biológicos, que, em termos de ingrediente ativo, incluem 12 produtos Beauveria bassiana, sete produtos Bacillus thuringiensis, dois produtos Metarhizium anisopliae, dois produtos Azadirachtin, dois produtos Spodoptera frugiperda NPV, um produto de cada um dos seguintes: Mamestra brassicae NPV, Spodoptera litura NPV, Spodoptera frugiperda sex attractant, Autographa californica NPV+ Bacillus thuringiensis e Matrine+Azadirachtin.

 

Fonte: Agropages, publicado em 04/09/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close