MERCADO

Governo alemão quer que Bayer retire Roundup do mercado


O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha apresentou na terça-feira um plano com o passo a passo para retirada do glifosato, o herbicida que tem sido uma pedra no sapato da Bayer desde a aquisição da Monsanto por US$ 63 bilhões.

O plano prevê a proibição do composto químico, que é o ingrediente ativo do herbicida Roundup, da Bayer, em áreas ambientalmente sensíveis ou importantes para os lençóis freáticos. As novas regras também dificultariam o uso por agricultores de substâncias químicas semelhantes que matam um amplo leque de plantas e insetos, exigindo que reservem áreas também para plantio sem pesticidas.

“O meio ambiente não ganha nada se, em vez de glifosato, forem usados outros pesticidas ainda mais prejudiciais”, disse a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, em comunicado. Ela defendeu o uso de “todo tipo de influência legal” em prol do abandono do glifosato.

A tentativa de Schulze de liderar uma retirada de longo prazo do Roundup ocorre após uma disputa no governo de coalizão da chanceler Angela Merkel em relação ao produto químico, no ano passado. Desafiando objeções do Partido Social-Democrata, de centro-esquerda, a ministra da Agricultura de Merkel votou unilateralmente pela manutenção do herbicida no mercado na União Europeia até 2022. Isso dificulta a proibição imediata do produto químico no país.

UOL, 06/11/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close