SUSTENTABILIDADE

Bioinseticida à base da bactéria Bacillus thuringiensis chega ao mercado


Na quarta-feira (26.08), aconteceu o lançamento do bioinseticida Crystal, pelo canal da Embrapa no YouTube. O Crystal é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand, líder global no desenvolvimento, na produção e na comercialização de microrganismos.

“Este bioinseticida é um produto biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis e produz esporos e cristais contendo as proteínas Cry e Vip3, que são tóxicas a insetos”, explica o pesquisador Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas-MG, responsável pela tecnologia na Embrapa. “Além disso, o Crystal é uma importante ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas. Ele tem uma formulação líquida, de fácil manuseio e aplicação. Seus cristais e esporos, ao serem ingeridos pela lagarta, causam uma infecção, o rompimento do intestino e a morte do inseto”, enfatiza o pesquisador.

O evento foi moderado pelo professor e comunicador José Luiz Tejon Megido­. Ele ressaltou que a missão do Brasil é vender conhecimento, ciência. “E essa união de uma Embrapa com uma companhia global como a Lallemand, provavelmente, é um caminho para fazer essa missão maravilhosa do Brasil: apoiar agricultores do planeta inteiro, nessa região tropical que vocês da Embrapa dominam tão bem”. Adriana Regina Martin, diretora executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, ressaltou que uma das metas da Empresa é buscar trabalhar junto com outras instituições para desenvolver tecnologias que possam ser colocadas no mercado em benefício da sociedade. “Nós geramos conhecimento e o transformamos em inovação. Como a gente pode ver é um trabalho de basicamente 13 anos. Então, a pesquisa é um sinônimo de um grande investimento. E nós precisamos investir neste trabalho de longo prazo”, disse.

Santo Bonganhi Neto, gestor de marketing estratégico da Lallemand Brasil, agradeceu aos ouvintes e participantes. “Nós estamos aqui transmitindo para todo o território nacional e para vários países conectados conosco. Entre eles, México, Estados Unidos, Argentina, Paraguai”, disse. Frederic Chagnon, presidente global da Lallemand, também assistiu ao lançamento, diretamente do Canadá.

“Nosso objetivo hoje é compartilhar conhecimento, ciência e tecnologia de ponta, para o agronegócio brasileiro e para um mundo melhor. É uma honra ter participado ativamente junto com a Lallemand e a Embrapa no desenvolvimento desse novo produto totalmente inovador para a agricultura”, disse Bonganhi.

Fonte: Agrolink, 27/08/2020

Fonte da imagem: Imagem de Julio César García por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close