ENTREVISTA

Sartori Comex fala sobre os principais desafios que ocorreram nas importações para o Brasil em 2020


Gilberto Sartori – Despachante Aduaneiro da Sartori Comex

Despachante Aduaneiro com 16 anos de experiência na área de assessoria aduaneira na importação e exportação, com foco nas operações de Insumos agropecuários, alimentos e bebidas. Aprovado em primeiro lugar no exame de qualificação técnica da Receita Federal do Brasil, instituído pelo atual regulamento aduaneiro. Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Monte Serrat; graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo; graduado em Logística Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e graduando em Direito.

 

1. Em função da pandemia do Covid-19 algumas medidas para evitar a propagação da doença foram tomadas no setor logístico. De que forma isso afetou o despacho aduaneiro da maioria das exportações e importações nacionais? Foi visto algum problema na importação de defensivos?

Aquele período inicial de transição das pessoas do local de trabalho tradicional para o home office foi um pouco conturbado, principalmente por conta da agilidade na mudança que foi demandada do setor público e privado. Naquele momento percebemos certa lentidão nos processos com todos os intervenientes da cadeia de comércio exterior, gerando certos atrasos na liberação de produtos. Atualmente já existe uma boa adaptação ao “novo normal” e vemos poucos problemas com as mudanças que a pandemia impôs as empresas e as pessoas.

2. A pandemia também impactou na demanda por defensivos, devido às incertezas do mercado. Vocês sentiram alguma mudança no volume ou processos voltados a defensivos em 2020? Qual foi o impacto?

Entre os nossos clientes, vimos o contrário, 2020 foi um excelente ano para os negócios. Apesar das incertezas causadas pela pandemia e da majoração do dólar, um outro problema que impacta diretamente no custo dos produtos importados, percebemos o aumento de 30% no volume das importações em relação a 2019. Entendo que isso foi reflexo do aumento do volume de exportações de produtos agrícolas que ocorreu naquele ano.

3. O setor de defensivos, assim como outros, está sofrendo com a falta de contêineres para o transporte marítimo internacional, o que está impactando no preço do frete. Qual o maior responsável por essa falta de containers e quais estratégias estão usando para contornar esse problema?

É uma situação complexa, a pandemia comprometeu toda a cadeia de suprimentos global. Enfrentamos meses com fábricas fechadas na China, por conta do lockdown imposto pelo governo chinês; importadores deixaram mercadorias paradas no porto, retendo os containers; redução no volume de containers transportados a nível global, que forçaram as companhias marítimas a suspender linhas deficitárias, entre outros problemas. Com a tentativa de reabertura da economia no final de 2020 e o aumento comum do volume de cargas no final do ano, houve grande aumento na demanda pelo transporte marítimo de cargas contra uma oferta reduzida, impactando severamente no preço dos fretes. Atualmente vemos o frete de um container da China para o Brasil a um valor próximo a USD 8.000,00, sendo que o mesmo frete era ofertado por cerca de USD 800,00 antes do início da pandemia. Infelizmente não tivemos muitas alternativas, já que a única forma de trazer estes produtos da Ásia é através de navios. Uma alternativa encontrada para alguns produtos foi o transporte por navio do tipo “Break Bulk”, que não utiliza containers (os produtos são colocados direto nos porões do navio), porém são situações particulares, depende muito das características dos produtos e do volume a ser transportado.

4. O desembaraço aduaneiro no setor de defensivos é uma parte muito importante para este segmento no Brasil. Desta forma como funciona o trabalho da Sartori Comex e até que ponto vocês conseguem auxiliar as empresas que têm a intensão de importar defensivos? Qual é a representatividade das atividades de desembaraços no setor de defensivos que são realizados pela empresa?

Nosso trabalho consiste na assessoria aduaneira na importação e exportação, cujo principal nicho que trabalhamos é o de insumos agropecuários (além dos defensivos, trabalhamos também com fertilizantes e produtos para alimentação animal). Orientamos as empresas sobre os documentos a serem emitidos na operação e toda a revisão destes documentos, o planejamento de custos e tributário, a contratação dos operadores logísticos para trazer os produtos para o brasil, bem como a entrega no destino final. Além disso, trabalhamos em parceria com consultores especializados na obtenção de registros e elaboração de bulas e rótulos, para atender às empresas que não dispõem de equipe regulatória especializada dentro do seu quadro colaborativo. Atendemos todos os portos, aeroportos e fronteiras do Brasil e, por conta da nossa especialização no segmento e acompanhamento próximo do setor regulatório, temos ótimos resultados no que se refere ao tempo demandado para a conclusão do despacho aduaneiro de mercadorias.

5. 2020 foi recorde de exportações de defensivos da China, sendo que grande parte delas é para o Brasil. Qual a visão da Sartori Comex para os próximos anos na questão do desembaraço aduaneiro de defensivos? Estão otimistas para esse mercado?

O Brasil tem vocação natural para fornecer produtos agrícolas para o mundo. Acredito muito que este mercado continuará se expandindo, principalmente se avançarem as políticas de abertura de mercado que o governo federal tem desenvolvido com outros países. Consequentemente, o consumo de insumos agrícolas, dentre eles os defensivos, tende a aumentar conjuntamente.

Sobre a Sartori Comex

A Sartori Comex é uma empresa de assessoria e consultoria em comércio exterior. Atende especialmente os segmentos de insumos agropecuários, alimentos e bebidas. O objetivo de uma atuação segmentada é se aprofundar cada vez mais nos assuntos regulatórios das áreas de atuação e trazer este conhecimento para o dia a dia do despacho aduaneiro, contribuindo para a liberação mais célere dos produtos importados ou a exportar. O serviço consiste em assessorar as empresas desde o pedido de compra até a entrega da mercadoria no destino final, incluindo-se a análise de documentos, o processamento de informações junto as autoridades reguladoras e a contratação de empresas que auxiliarão na logística nacional e internacional.

Fonte: Equipe Global Crop Protection, 29/03/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Hands off my tags! Michael Gaida por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close